Um tempo e um espaço para pensar, repensar, discutir, trocar experiências, propor alternativas e definir estratégias para os caminhos da Extensão Universitária no Brasil e ampliá-la como um fazer acadêmico sempre foi um desejo dos gestores, coordenadores, orientadores e estudantes que compõem a comunidade universitária extensionista. O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e a Universidade Federal da Paraíba ao promoverem o I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária viabilizam tal momento!

O Congresso reuniu o II Encontro Nacional de Avaliação Institucional de Extensão Universitária, a I Feira Universidade e Sociedade e o I Encontro Discente de Extensão.

Sendo um espaço de discussão das idéias pelas quais tem-se norteado a extensão universitária brasileira, o Congresso foi também um momento de encontro, de reforçar parcerias e construir novas, de mais uma vez mostrar à sociedade e divulgar as centenas de trabalhos produzidos por docentes, estudantes, técnico-administrativos e profissionais engajados em programas e projetos de extensão.

A partir da temática central do Congresso - Universidade: conhecimento e inclusão social – as Instituições de Ensino Superior tiveram oportunidade de apresentar suas reflexões e práticas conquistadas através do trabalho da Extensão, comprometido com o processo de inclusão social como estratégia de conquista da Cidadania.

As Instituições de Ensino Superior e a sociedade tiveram a dimensão da Extensão Universitária, no que tange a inserção do conhecimento como fator de inclusão e transformação social, promovendo, deste modo, o intercâmbio e o aprofundamento a respeito da prática da Extensão Universitária.

A participação de todos que fazem Extensão Universitária, neste momento em que se repensam e refazem os Projetos Pedagógicos das Instituições de Ensino Superior, confirmou os significativos avanços da extensão como fazer acadêmico necessário à formação cidadã e ao conhecimento comprometido e socialmente conseqüente.

Não resta dúvida de que aproveitamos esta oportunidade para avaliar e propor alternativas de como a universidade pode contribuir para a concepção e implementação de políticas públicas de inclusão, nas suas mais diversas possibilidades de organização social, capacitação profissional, iniciativas cooperativistas e associativistas, que em última instância contribuirão para o enfrentamento da questão social no país.

Como passo fundamental para a memória, os textos completos das exposições em conferências, mesas redondas, comunicações (orais e pôsteres) e discursos, listas de participantes (pessoas e instituições) e da equipe de organização, resultados quantitativos e fotografias estão consolidados nesses Anais.

Registrem-se os agradecimentos a todas as equipes responsáveis pela seleção dos trabalhos, organização e edição dos textos e produção dos Resumos e Anais do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Edison José Corrêa
Pró-Reitor de Extensão da UFMG
Presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras

Lúcia de Fátima Guerra Ferreira
Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB
Presidente do I Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

clique aqui para retornar a página principal