16.10.06 - SEMANA ESTADUAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PREMIARÁ  EXPERIÊNCIAS DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES.

Atenção estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior, já se encontram abertas as inscrições para quem deseje participar da 2ª Semana Estadual de Ciências - EXPOCIÊNCIAS 2006.

A Semana que se realizará em João Pessoa de 06 a 10 de novembro, faz parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida em nível nacional pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. O tema deste ano é “Criatividade e Inovação”, uma oportunidade para que os estudantes tenham um espaço para mostrar toda sua capacidade inventiva. A Expociências 2006 será realizada no Ginásio de Esportes do Liceu Paraibano e dela farão parte os três primeiros lugares do concurso, em todas as fases de ensino, além das principais instituições de pesquisa da Paraíba.

Dentro da programação os alunos poderão: visitar os laboratórios da Universidade Federal da Paraíba e do CEFET; assistir a vídeos sobre a ciência no país; visita a Estação Ciência e ao Planetário, ambos no Espaço Cultural; ao Espaço Ciência, na Usina Cultural Saelpa; participar de mini-cursos, além de ter a oportunidade de acompanhar a dois programas de rádio sobre o Centenário de Vôo do 14 BIS bem como sobre a vida de Santos Dumont, que serão apresentados na Rádio Tabajara.

Para a Pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários - PRAC/UFPB e coordenadora geral do evento, Lúcia Guerra, “o objetivo da Semana é atrair especialmente crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas. Todos terão a oportunidade de visualizar as ações ligadas ao incentivo à pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação, quer seja em nível médio ou superior, não apenas pela sua relevância cientifica, mas também pela descoberta e aplicabilidade de novas tecnologias e inovações, e o quanto isso tem contribuído para a geração de conhecimento,  de riqueza e de  inclusão social”, finalizou a coordenadora.

A PRAC é quem coordena o evento, que este ano tem um caráter multi-institucional e conta com o apoio do Governo do Estado da Paraíba, por meio das Secretarias Estaduais de Educação e de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura de João Pessoa, do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba, da Finep, da Fapesq, da GTZ - Cooperação Alemã, entre outras instituições.

A Expociências 2006 tem um site próprio <www.prac.ufpb.br/semana2006>, onde os interessados poderão acessar a programação, detalhes do concurso e fichas de inscrição entre outras informações. As inscrições para o concurso “Criatividade e Inovação” podem ser feitas até o próximo dia 30 de outubro nos seguintes lugares: alunos do ensino fundamental - Secretaria de Educação do Município de João Pessoa, setor de informática (3218-9258); estudantes do ensino médio e técnico - 1ª. Região de Ensino, na Avenida João Machado, 320, setor pedagógico (3218-5148); alunos da UFPB - nas Assessorias de extensão de cada Centro ou, excepcionalmente, na COPAC/PRAC/UFPB (3216-7071); estudantes de outras universidades - na COPAC/PRAC/UFPB. Os vencedores receberão, além de certificados de participação, prêmios como pendrivers, DVD´s e Microsistems.

A abertura oficial está marcada para o dia 6 de novembro, às 15h, no auditório do UFPB e contará com uma palestra sobre a TV Digital no Brasil, com o Professor Doutor Guido Lemos. Já a dra Maria Helena, técnica da ADENE, falará sobre os Problemas e Perspectivas do Biodiesel no país e em particular na Paraíba. Além desta, estão previstas palestras sobre e sobre Energias Limpas/Créditos de Carbono com o Dr. Ingo Melchers da GTZ – Cooperação Técnica Alemã.

[volta]