16.10.06 - A CIÊNCIA NAS RUAS, DIVULGADA A TODOS.
por Mauro Celso Destácio

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma excelente oportunidade para de fato se divulgar o conhecimento científico a toda a população, especialmente àquela parcela que compõe sua imensa maioria, pouco habituada ao contato com a ciência e sua filha dileta, a tecnologia. Mas será que é uma oportunidade bem aproveitada? Quantos dos eventos programados irão realmente às ruas, mobilizarão os mais diversos estratos da população e, mais do que isso, contribuirão para que aumente a conscientização dos brasileiros em torno da importância da ciência e da divulgação científica? Eventos restritos a um público específico obviamente têm a sua importância; mas basta se restringir a estes?

Ninguém mais que José Reis se notabilizou no Brasil pela preocupação - e ação - em ir às ruas, ao campo, às cidades do interior, e em atuar nos mais variados veículos de comunicação de que dispunha à época de seu apostolado como divulgador científico. Não à toa recebeu o título de "caixeiro-viajante da ciência", por suas incontáveis andanças interior afora, para promover feiras de ciência e outras atividades de divulgação. Tornou-se um inspirador, fez grandes discípulos, entre os quais Crodowaldo Pavan, que na manhã deste 16 de outubro, ao iniciar-se a Semana Nacional de C&T, será homenageado, recebendo do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e do jornal O Estado de S. Paulo o Troféu Guerreiro da Educação. Nada mais oportuno do que entregar a um cientista e divulgador científico do porte de Pavan um prêmio que tem no título a palavra "educação".

Sem educação, a divulgação científica terá muito pouca eficácia. Mas não adianta esperar pela ação dos governos, ou de ações isoladas de instituições não-governamentais - que têm grande valor, mas até certo ponto -, se não houver a preocupação de conscientizar a população de que é preciso estar em permanente contato com o conhecimento, em especial o proveniente da ciência. E para tanto é necessário também criar condições, àqueles que não tenham sido favorecidos com mais amplas possibilidades de escolaridade, para que esse conhecimento seja absorvido da maneira mais proveitosa. Daí a importância do papel do divulgador científico na sociedade e no processo de desenvolvimento da educação entre a população de países como o nosso.

Inspirado nesses preceitos, a Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica promoverá palestras em escolas e distribuirá livros da Coleção Divulgação Científica. Além disso, contará com o apoio - que será ainda mais firme após a Semana - dos alunos do Curso de Especialização promovido pelo NJR-ECA/USP, que sedia a Cátedra, e de jornalistas experientes como José Alberto Sheik Pereira, que desenvolve projeto sobre meio ambiente com a coordenadora de pesquisa Glória Kreinz e foi indicado nesta semana, pelo coordenador Ciro Marcondes Filho, representante da Cátedra junto à Prefeitura de Santos, da qual é diretor de Comunicação Social. Outro que tem estado muito atuante é o coordenador de cursos, Waldomiro Vergueiro.

A expectativa da direção e equipe da Cátedra UNESCO José Reis é que, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, todas as instituições envolvidas com atividades de divulgação científica coloquem à frente de seus interesses particulares a preocupação autêntica com a carência de conhecimento científico do povo brasileiro, que só será devidamente suprida com o esforço permanente em divulgá-lo e assim contribuir com a eduçação de todos neste país.

- Mais detalhes sobre a homenagem a Crodowaldo Pavan no site da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica:
<www.eca.usp.br/nucleos/njr/catedra>

[volta]