Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > EVOCARE

EVOCARE

A educação através de poemas
publicado: 18/05/2018 17h30, última modificação: 19/05/2018 23h35

Projeto de extensão leva às escolas públicas de João Pessoa a arte de recitar poemas

A poesia às vezes é a representação artística de um sentimento que vive guardado dentro de cada indivíduo, mas que, encontrando uma forma de ser expressado, não perde tempo e logo se transforma em versos. E quando essa forma artística faz um acordo com o teatro, o resultado não é outro: um espetáculo de beleza.

E é assim que alunos e professores da UFPB, que integram o projeto Ação Poética Evocare, atuam nas escolas públicas de João Pessoa, em eventos locais e também dentro da Universidade. Reunindo-se semanalmente, o grupo propõe ideias para apresentação de poemas, debate sobre os principais problemas que encontra para levar ao público essa forma de arte e estabelece metas para os trabalhos futuros.

A ideia principal é proporcionar aos estudantes, tanto das instituições trabalhadas, quanto da própria UFPB, um novo olhar sobre os textos poéticos.

De acordo com a coordenadora do projeto, Marineuma de Oliveira, do Departamento de Metodologia do Centro de Educação (DME/CE), a ideia surgiu da necessidade de fazer algo diferente na sala de aula. "Por muito tempo fui professora de escola de Educação Básica, e como eu ministrava as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura, me incomodava dar aulas pautadas em nomes de autores e resumos de obras. O meu objetivo era trabalhar com as diversas linguagens, entre elas a teatral, porque acredito que cada um tem algo artístico para passar, e quando isso é exercitado, o resultado é gratificante. Quando o poema é trabalhado nos seus mínimos detalhes, ele cria vida, inspira pessoas e forma conhecimento", relatou a docente.

EVOCARE no palco

Apesar de ser um projeto da área de Letras, discentes de vários cursos compõem o grupo, constituindo uma variedade de saberes e ideias que garantem uma pluralidade de interpretações na hora de criar as formas como os poemas serão ditos.

Nas escolas onde as apresentações são feitas, os alunos têm a possibilidade de aprender Literatura sob um olhar sensível, porém crítico, que só a arte pode proporcionar. Ainda de acordo com Marineuma, essas instituições de ensino, a partir do momento em que acolhem o grupo e fazem parcerias, fornecem aos estudantes uma ampliação dos conhecimentos sobre os gêneros literários, principalmente sobre as diversas formas de se fazer poemas.

Algumas das instituições que abraçaram o projeto foram a Escola Municipal Fenelon Câmara, localizada no bairro do Geisel, a Escola Municipal Aruanda, nos Bancários e a Escola Municipal Padre Pedro Serrão, no Cristo, todas situadas na capital paraibana. Nelas, o grupo colocou em prática os aprendizados adquiridos durante as reuniões e os ensaios, emocionando o público, evidência do poder que a poesia tem para encantar e sensibilizar.

As apresentações acontecem sempre com uma temática pré-estabelecida pelo grupo e procuram constantemente selecionar textos com uma linguagem simples e acessível. Além disso, ao dizer os poemas de uma forma diferenciada, a equipe utiliza recursos cênicos para dar dinamicidade aos espetáculos.

Quem vê o resultado final desse trabalho, não imagina as dificuldades enfrentadas por muitos para chegar até ali. A estudante de Licenciatura em Letras Jaqueline Targino contou que entrou no Evocare porque tinha dificuldades ao falar e expressar-se, e, como iria exercer a função de professora, teria que superar isso. "Eu me sentia muito travada, tinha uma visão limitada sobre o mundo. Com esse projeto eu consegui desenvolver o meu lado profissional, hoje tenho mais habilidades em me comunicar e, principalmente, comecei a olhar a poesia de uma maneira espetacular. É como se os olhos fossem abertos pela primeira vez", afirmou Jaqueline que também é bolsista do projeto.

Assim como ela, Jerônimo Vieira, mestre em Letras, enxerga na poesia uma oportunidade para levar uma forma de interpretar o mundo, mas não nega que há dificuldades dentro do próprio grupo. "Uma das principais dificuldades é o tempo. Como cada um de nós tem seus afazeres fora da Universidade, muitas vezes fica difícil encontrarmos um horário conveniente para todos os membros. Entretanto, quando se tem um objetivo e determinação, qualquer barreira é ultrapassada", disse Jerônimo, que faz parte do projeto como colaborador.

Pelo relato desses participantes do projeto, o maior benefício para eles é ver que cada vez mais jovens de escolas públicas, na sua maioria em regiões periféricas, estão tendo acesso a uma linguagem comumente pouco popular.

O que fica evidente nessa equipe é a determinação que cada componente tem, característica que faz desse grupo um conjunto de indivíduos que veem na arte a chance de aprender e transmitir o conhecimento adquirido. São pessoas que encontram na poesia uma lente que mostra possibilidades diferentes para o mundo atual. São, sobretudo, pessoas que conseguem numa ação de extensão motivar as pessoas e, com isso, transformá-las. Esse grupo, na verdade, mostra que a arte está em tudo, e que a vida pode ser um poema.

* Reportagem de Raian Lucas - Discente voluntário da PRAC (2018)