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Economizar é possível

PROBEX 2018

Projeto faz pesquisa mensal de preços
publicado: 24/08/2018 17h13, última modificação: 04/09/2018 18h12

Ação cria pesquisa mensal de preços de produtos em supermercados 

Com a rotina acelerada do dia a dia, muitas vezes acabamos fazendo compras no supermercado mais próximo da nossa residência com o intuito de agilizar e facilitar as escolhas. No entanto, essa opção pode pesar muito no bolso, pois há muita diferença entre os preços praticados pelos supermercados. Quando chega o fim do mês percebemos que não sobrou quase nada de dinheiro, mas mesmo assim continuamos fazendo as escolhas mais práticas, pois quase ninguém tem tempo para circular e fazer pesquisa de preço.

Por isso, pensando em dar uma opção de economia para a população, uma ação na UFPB criou uma planilha mensal de pesquisas de preços de mais de 360 itens, em mais de 25 supermercados, distribuídos nas cidades de João Pessoa, Santa Rita, Bayeux e Alhandra.

Segundo o coordenador do projeto, Wenner Gláucio Lopes Lucena, foi ao conversar com outros professores do CCSA (Centro de Ciências Sociais Aplicadas) que se notou a ausência dessas comparações. “Muitas vezes os docentes compravam nos primeiros supermercados que entravam. Sou casado e tenho três filhos, então minha preocupação era de encontrar uma forma de economizar na hora de adquirir os produtos”, explicou o coordenador.

O projeto Educação Financeira para toda a vida, que existe desde 2012, fornece, todo mês em suas redes sociais, um catálogo com os valores de produtos e a comparação entre os maiores e os menores preços de cada artigo. De início só eram catalogados os principais hipermercados de João Pessoa. A partir do aumento de alunos colaboradores no projeto, foi-se aumentando também o número de produtos e supermercados pesquisados.

A pesquisa é útil também no setor público, exemplo disso é a utilização das planilhas para a abertura de licitações, os famosos “pregões”, no município de Pedras de Fogo. “É um serviço que a gente oferece para a sociedade. Um valor âncora que oferecemos para a população tomar como base, já que os preços variam bastante”, declarou Wenner.

Planilha divulgada em agosto - Imagem disponível na página do projeto

As pesquisas são feitas todos os meses entre os dias 28 e 30 e a publicação das planilhas com os preços demonstrados ocorre nas redes sociais da ação em até o dia 5 do mês seguinte, período no qual as pessoas geralmente se organizam para fazer as compras mensais. Outro diferencial do projeto é a elaboração de pesquisas para datas comemorativas, como é o caso da planilha de natal, com as pesquisas de produtos que tendem a ter preços altos nessas épocas ou são culturalmente mais comercializados no fim de ano.

Os produtos escolhidos para a tabela são feitos a partir do levantamento de consumo que estão mais presentes nas prateleiras dos varejos e a lista é atualizada a cada seis meses. Apesar de ser um projeto voltado para a área financeira, abarca estudantes de ciência da computação, pedagogia, teatro, mídias digitais e geografia, além dos cursos da área de finanças, como administração, ciências contábeis, economia e ciências atuariais.

PESQUISAS

As pesquisas são feitas todos os meses entre os dias 28 e 30 e a publicação das planilhas  ocorre nas redes sociais da ação em até o dia 5 do mês seguinte, período no qual as pessoas geralmente se organizam para fazer as compras mensais.

Outro diferencial do projeto é a elaboração de pesquisas para datas comemorativas, como é o caso da planilha de natal, com as pesquisas de produtos que tendem a ter preços altos nessas épocas ou são culturalmente mais comercializados no fim de ano.

Os produtos escolhidos para a tabela são feitos a partir do levantamento de consumo que estão mais presentes nas prateleiras dos varejos e a lista é atualizada a cada seis meses. Apesar de ser um projeto voltado para a área financeira, inclui estudantes de ciência da computação, pedagogia, teatro, mídias digitais e geografia, além dos cursos da área de finanças, como administração, ciências contábeis, economia e ciências atuariais.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA INFÂNCIA

Se em tese as crianças não podem ser beneficiadas com noções de gestão financeira, uma vez que não possuem renda própria, na prática esse conhecimento é necessário também elas. A infância é a principal etapa de aprendizado e de formação da personalidade do indivíduo. É nessa época que desenvolvemos nossos gostos, nossas ideias. Na verdade, quando crianças, temos nossos primeiros contatos com o dinheiro, seja por mesada para dinheiro do lanche, seja para comprar o presente de um coleguinha.

No entanto, as escolas, em sua maioria, não possuem em sua estrutura curricular conteúdos que tratem diretamente do assunto e por isso o Projeto Educação Financeira para toda a vida realiza oficinas e atividades em algumas escolas de ensino básico da capital. De modo dinâmico, a equipe dissemina conhecimento acerca do gerenciamento das finanças.

Uma dessas atividades é a Olimpíada de Educação Financeira, realizada em várias cidades da Paraíba e está na sua segunda edição. A primeira etapa é feita nas escolas e a segunda no Campus I da Universidade.  No primeiro ano, o projeto conseguiu cadastrar 12 escolas para a OPEF. Atualmente estão participando 43 escolas em diversas regiões da Paraíba, como nas cidades de Sousa, Princesa Isabel, Areia, Paulista, Caaporã, Campina Grande e Patos.

Andrezza é bolsista do projeto e acredita que a olimpíada estimula os alunos a estudarem mais sobre o assunto, já que são oferecidas premiações para os vencedores das competições. “A gente tem um retorno muito bom deles, pois trazem muitos exemplos de casa e podemos aplicar isso no dia a dia.

Porém, o benefício da educação financeira nas escolas não se restringe só aos alunos. A professora do 4ª ano da escola básica da UFPB, Cláudia de Lima, disse que aprendeu muito durante as oficinas e que isso ajudou a reorganizar seu orçamento pessoal. “Esse conhecimento não é aprendido na vida adulta, é aprendido durante toda a vida. Muito da minha vida prática pessoal, se eu tivesse tido esse aprendizado quando criança, teria sido conduzido financeiramente de forma diferente” e completou “é necessário que essa educação financeira seja parte do currículo escolar, não apenas um projeto de extensão”.

A seleção para o projeto acontece duas vezes ao ano. A próxima ocorrerá no início de fevereiro de 2019 e você pode acompanhar tudo sobre o processo seletivo nas redes sociais. Um dos pré-requisitos para participar do projeto é morar próximo a supermercados, a fim de facilitar o desenvolvimento das pesquisas e ações.

  * Reportagem de Larissa Maia - Bolsista da PRAC (2018) 

Outras informações do projeto são disponibilizadas nas redes sociais da ação. Você pode acessar através do links:

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