Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COPAC > Move-Mente
conteúdo

Notícias

Move-Mente

Movendo o corpo para relaxar a mente
publicado: 01/11/2018 18h09, última modificação: 01/11/2018 18h09

Movendo o corpo para relaxar a mente

 

A atividade física é a principal ferramenta do projeto extensionista “Move-mente: uma intervenção com exercícios em saúde mental”, que busca proporcionar momentos de relaxamento para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos pelo ambulatório de psiquiatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) da Universidade Federal da Paraíba.

Semanalmente são oferecidas três aulas, contendo exercícios aeróbicos e de força, voltados para fortalecer as capacidades de resistência cardiorrespiratória, flexibilidade e força. Em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde Mental (RESPEM) do CCS, o projeto conta com a colaboração de seis residentes de Educação Física para realizar as aulas. Os graduandos da equipe colaboram auxiliando os residentes instrutores, como também planejam aulas sob a orientação deles.

Giovana Ferreira, estudante de Educação Física Licenciatura e bolsista do projeto, contou sobre sua experiência com o projeto. “Acredito que, pessoalmente, me fez ter mais sensibilidade com as pessoas. Aprendi a ter mais paciência com o outro e me sinto bem ao ajudar essas pessoas. Academicamente, me abriu uma janela de possibilidade de atuação profissional e de área de pesquisa, pois, a saúde mental é uma área que não é abordada nos conteúdos da educação física”.

O projeto tem ênfase em pacientes esquizofrênicos regulamente atendidos pelo ambulatório de psiquiatria do HULW. No entanto, como afirmou o coordenador da ação, Filipe Ferreira, o projeto está aberto para indivíduos não atendidos no HULW, para isso o paciente precisa ter entre 18 até 50 anos, para ter o mínimo de homogeneidade no planejamento das aulas, apresentar estado clínico de esquizofrenia estável e não ter nenhum impedimento ou restrição médica para a prática de atividades físicas.

Outro objetivo do projeto é incentivar a prática de atividade física pelos atendidos. Um dos beneficiados com o projeto, Adalberto Soares, afirmou que participar da ação o incentivou e agora ele achou mais uma forma de sair do sedentarismo. “Eu gosto muito da aula, aprendi a relaxar mais. Eu me exercito aqui e às vezes dou uma caminhada”, contou.As pessoas beneficiadas atualmente pelo projeto passaram por uma triagem, eles fizeram exames médicos e responderam a um questionário sobre motivação e qualidade de vida. A ideia da equipe é realizar o mesmo procedimento no final do projeto, para assim poder comparar os resultados. A intenção é identificar se a prática de exercícios foi benéfica e gerou a melhoria no estado clínico da esquizofrenia e na saúde metabólica.

No ambulatório esses pacientes têm acesso à terapia ocupacional, acompanhamento psicológico e psiquiátrico. O projeto é uma estratégia terapêutica que utiliza a atividade física como momento de relaxamento para, a longo prazo, proporcionar melhoria na qualidade de vida desses pacientes.

A ação acontece nas segundas, quartas e quintas feiras, às 10 horas. O local varia de acordo com a programação das atividades, se estendendo pelas dependências do Departamento de Educação Física. O ponto de encontro é no ambulatório, quem tiver interesse pode procurar a equipe para conhecer a ação.

 *Reportagem de Gleyce Marques - Bolsista PRAC (2018)