Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Gastronomia, solidariedade e combate à fome
conteúdo

Notícias

Gastronomia, solidariedade e combate à fome

publicado: 10/06/2020 16h33, última modificação: 13/06/2020 08h24
Exibir carrossel de imagens Capa do livro Gastronomia Solidária: receitas para fazer e vender durante a pandemia

Capa do livro Gastronomia Solidária: receitas para fazer e vender durante a pandemia

Gastronomia Solidária: Receitas para fazer e vender durante a pandemia.

Interessados em gastronomia podem, até a próxima segunda (15), investir R$ 20 para ter acesso ao livro “Gastronomia Solidária: Receitas para fazer e vender durante a pandemia”, um produto das ações de extensão do Departamento de Gastronomia do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR).

O livro, que foi desenvolvido para oferecer uma alternativa de renda para a população que ficou impossibilitada de trabalhar durante a pandemia, traz receitas elaboradas por grandes nomes da gastronomia brasileira. São receitas de pratos que,  se comercializados de forma adequada conforme as medidas de distanciamento social, podem movimentar de forma segura a economia. 

Quem puder contribuir financeiramente para acessar o livro, além de aprender receitas, vai poder ajudar combate a fome, pois toda a renda obtida será utilizada na aquisição de alimentos que serão entregues aos usuários das cozinhas comunitárias de João Pessoa e também a trabalhadores do Lixão de Patos.

Nome dos chefs_Imagem cedida pela equipeEsta não é a primeira ação extensionista do CTDR que atua no combate à fome durante a pandemia causada pelo Coronavírus. A professora Ingrid Dantas, do Departamento de Gastronomia, relata que assim que foram decretadas as medidas de isolamento social, recorreu à experiência de cinco anos atuando  com geração de renda e combate à fome para trazer opções para a população afetada. 

“Muitas pessoas perderam seus empregos e as populações menos favorecidas, que retiram suas rendas do trabalho informal, ficaram em uma situação muito delicada. Pensamos em inicialmente propor alternativas simples para gerar renda. A primeira etapa das ações, intitulada "Gastronomia descomplicada', consistiu em postar 40 receitas simples, de baixo custo e passíveis de serem comercializadas”.

Conforme explica a professora, essas receitas publicadas em uma rede social foram compiladas e deram origem ao primeiro livro digital do projeto, que está disponível e pode ser acessado gratuitamente.

Uma vez que as medidas foram sendo prolongadas, foi preciso atuar de outra maneira. Ingrid conta que pensou em uma campanha de arrecadação de recursos que também oferecesse algo a quem doasse. Entrou em contato com Carlos Ribeiro,  Chef paraibano que mora em São Paulo há muitos anos,  e com a ajuda dele elaborou uma estratégia para trazer outros grandes nomes da gastronomia para o projeto.

Muita gente colaborou enviando receitas e o resultado do projeto é o livro editado que será disponibilizado na próxima semana. Além de Ingrid e os chefs que enviaram receitas, outras pessoas também colaboram para realizar o projeto, são estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos envolvidos com as ações do laboratório de gastronomia do CTDR.

O combate à fome, base do projeto, já está sendo feito. Hoje (10) foi realizada, na Cozinha Comunitária do Bairro dos Novais em João Pessoa, a doação de cerca de uma tonelada de alimentos adquirida com os recursos da campanha. A próxima entrega está sendo planejada, deve acontecer nos próximos dias para trabalhadores da cidade de Patos.

 Para contribuir com o projeto adquirindo o livro, basta acessar o site e realizar a doação. Depois é aguardar a liberação do arquivo na próxima segunda-feira, quando a equipe do projeto disponibilizará o link para acesso. Até lá, dá para ir se inspirando com as imagens dos pratos na rede social do projeto.

Repodução redes sociais

Algumas receitas do livro: Reprodução  - Rede Social da coordenadora do projeto

Conteúdo elaborado por Comunicação PROEX