Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > João Pessoa sedia Encontro Nacional de Forrozeiros
conteúdo

Notícias

João Pessoa sedia Encontro Nacional de Forrozeiros

Encontro Nacional de Forrozeiros
publicado: 22/11/2017 17h09, última modificação: 22/11/2017 17h49

O Forró, como gênero musical, é um daqueles elementos autênticos de identidade desse país, com canções presentes na memória musical do nordestino, quem sabe até do brasileiro. Seu espaço na cultura é indiscutível, algumas de suas formas na atualidade é que muitas vezes são alvo de debates. Para debater essas questões atuais, bem como para tratar da patrimonilização do Forró como bem imaterial do Brasil, está sendo realizado o I Encontro Nacional de Forrozeiros.

O evento é uma realização do Fórum Nacional do Forró de Raiz em parceria com o Governo do Estado da Paraíba e com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – NUPLAR / COEP / PRAC / UFPB.

Na programação do evento foi realizada uma audiência pública que abordou as formas possíveis para preservar os ritmos tradicionais. A conferência, que discutiu ainda importância do Forró para o desenvolvimento da Região Nordeste, foi promovida pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado Federal.

O Encontro, que foi realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego, de 20 à 22 de novembro, teve a participação de vários forrozeiros ilustres nas rodas de diálogos e palestras, dentre eles Nando Cordel, Beto Brito e Targino Gondim,  como também pesquisadores e agentes culturais.  

Claro que com tantos forrozeiros reunidos não podia faltar shows. Foram mais de 40 apresentações artísticas realizadas na Praça do Povo do Espaço Cultural e nos auditórios das palestras e rodas de diálogo, para um público de aproximadamente 4200 pessoas (entre inscritos e público para os shows).