Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > NUPPO sedia exposição de cerâmica
conteúdo

Notícias

NUPPO sedia exposição de cerâmica

A exposição "Banquete Cerâmico" é uma atividade do curso de Artes Visuais da UFPB
publicado: 06/03/2020 18h29, última modificação: 06/03/2020 18h47
Exibir carrossel de imagens Estudantes e visitantes na abertura da exposição Banquete Cerâmico

Estudantes e visitantes na abertura da exposição Banquete Cerâmico

A exposição "Banquete Cerâmico" é uma atividade do curso de Artes Visuais da UFPB

 

Quando os espaços da Universidade são utilizados para atender necessidades das atividades de ensino e, ao mesmo tempo, oferecem à sociedade um equipamento cultural, temos uma evidência do quanto são indissociáveis o ensino, a pesquisa e a extensão.

A exposição Banquete Cerâmico, inaugurada hoje (06) no Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular (NUPPO), espaço vinculado à Pró-reitoria de Extensão que funciona no térreo da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba, é um exemplo desta articulação entre as funções elementares das instituições de ensino superior. Surgida como atividade de uma disciplina da graduação em Artes Visuais, a exposição está poder ser visitada por qualquer pessoa interessada até 7 de abril.

 A exposição 

Estudantes da disciplina Cerâmica II, ministrada pela docente visitante Fabíola Alves, do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE), foram provocados a criar peças em cerâmica a partir do ditado popular “apressado come cru”. A docente deixou o grupo livre desenvolver o mote, porém orientou que a criação levasse em consideração o acervo do espaço que iria abrigar a exposição. 

Alguns discentes já conheciam o espaço e outros conheceram durante as visitas de preparação para exposição. O resultado do processo de ensino associado às visitas ao NUPPO são obras que mostram o diálogo entre inspirações dos/das autores/autoras e elementos da cultura popular nordestina.  

A visitação está aberta ao público e pode ser feita pela manhã (entre 8 e 12h) e pela tarde (entre 13 e 17h).  Além de funcionar como equipamento cultural até 7 de abril, a exposição servirá como suporte para outras atividades artísticas e pedagógicas desenvolvidas pelo curso de Artes Visuais.