Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > I Jornada de Saúde Mental e Suicídio da UFPB

I Jornada de Saúde Mental e Suicídio da UFPB

publicado: 23/09/2017 15h52, última modificação: 23/09/2017 16h03

Evento discute saúde mental

A I Jornada de Saúde Mental e Suicídio da UFPB aconteceu ontem, dia 20 setembro, no Auditório da Reitoria. O evento foi promovido pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB (PRAC), com apoio do ‘Como Vai Você?’ (CVV), Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS-UFPB) e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP). Realizado no mês de conscientização sobre o suicídio, o evento foi marcado por discussões de estratégias de prevenção ao suicídio, bem como o atendimento no CRAS.

Organizada pela equipe do projeto de extensão PROBEX Equilíbrio UFPB (PROBEX 2017), a Jornada teve em sua programação palestras e mesas redondas com presença de professores, psicólogos, psiquiatras e educadores físicos. A abertura do evento contou com a participação da Reitora Profª Margareth Diniz e dos Pró-Reitores da PRAC, Orlando Villar, e da PROGEP, Francisco Ramalho.

Mikaelle Galdino, graduanda do curso de Relações Internacionais, revelou que as palestras ajudaram-na a entender sobre mais sobre ansiedade, depressão e transtornos de bipolaridade. “Tinha curiosidade como eu poderia ajudar as pessoas que sofrem com isso e vi que o quanto é importante amparar deixá-las confortáveis”.

Lawrencita Limeira Espínola, servidora tecnico-administrativa da PRAC, foi uma das organizadoras do evento. A psicóloga ficou satisfeita com a participação do público e comentou o impacto do conhecimento sobre o suicídio. “É de extrema importância que a comunidade universitária tenha um olhar diferenciado sobre esse assunto [o suicídio], pois existem casos na Universidade de alunos e servidores que estão em sofrimento psíquico”.

A realização da I Jornada de Saúde Mental e Suicídio da UFPB representa o compromisso da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários com a sociedade nas temáticas da atualidade.

Abertura I Jornada