Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 5 Edição > Noticias > 6 noticias > Explica cosméticos

Explica cosméticos

Produtos de beleza decifrados na UFPB
publicado: 28/03/2018 18h57, última modificação: 23/07/2018 15h06

Produtos de beleza decifrados na UFPB

Quem nunca se interessou em saber como se produz algum tipo de cosmético ou ficou misturando ingredientes para fazer um produto? O projeto de extensão Decifrando a Composição dos Cosméticos: benefícios e riscos, do Departamento de Engenharia Química da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), faz exatamente isso: esclarece como ocorre o processo de produção dos cosméticos, e tira dúvidas sobre como usá-los adequadamente.

O uso de produtos cosméticos não é fato da atualidade, há tempos faz parte da cultura ter itens de beleza e de higiene pessoal. A coordenadora do projeto, Melânia Lopes Cornélio, destaca o interesse por cosméticos e ressalta a importância de pesquisas nessa área: “Todo mundo utiliza cosméticos de alguma forma e o projeto vem aprofundar os conhecimentos pertinentes”.

A proposta de ação dos participantes desse projeto vai além das utilidades dos produtos, ela estuda os riscos do uso. “É importante porque divulga os riscos e mostra que existem produtos que não têm registros na ANVISA. A gente também precisa alertar as pessoas sobre o produto mais baratinho, alguns são mais em conta porque não são registrados, então precisamos conscientizar os consumidores”, informa a Coordenadora.

Palestra

Pensando em esclarecer a população sobre as características dos produtos, o Decifrando a Composição dos Cosméticos realiza minicursos para estudantes da UFPB e pessoas de fora da instituição.

Outro ambiente de atuação do projeto são as redes sociais. A equipe mantém uma fanpage do Facebook onde explica o processo de produção e ensina como fazer produtos com ingredientes naturais. Nessa rede social a equipe publicou diversos vídeos fazendo esclarecimentos sobre os componentes dos produtos cosméticos de uso diário.

O projeto além de alertar a sociedade, ainda auxilia na formação profissional dos estudantes de Engenharia Química, Química Industrial e do bacharelado em Química. Para os estudantes, o projeto apresenta uma possibilidade de área para atuação como profissionais no futuro. “Com o projeto você tem uma linha de pensamento do que fazer depois do curso”, diz a bolsista Tatyana Alexandre. No mesmo sentindo, o bolsista João Lucas ressalta uma característica importante do setor: “A indústria de cosméticos, mesmo em meio à crise, se mantém ativa, e a experiência nessa área pode proporcionar oportunidades de trabalho”, diz o estudante.

Equipe do projeto

Os integrantes do Decifrando a Composição dos Cosméticos foram às ruas conhecer as principais dúvidas que as pessoas, até mesmo consultores, têm sobre o uso e o processo de produção dos produtos de beleza e de higiene.
A Coordenadora contou que os entrevistados ficaram felizes em descobrir que existem pesquisas para desvendar os mistérios dos produtos. Para ela isso é gratificante: “É uma grande satisfação difundir esses conhecimentos para as pessoas, assim satisfazendo a curiosidade delas”.

Essa ação de Extensão consegue proporcionar à sociedade, de modo simples, informações que podem ser úteis na rotina diária, e assim a Universidade consegue se aproximar da população para expandir o conhecimento.

* Reportagem de Maria Clara Lima - Bolsista PRAC (2017)

Barra