INCUBES UFPB recebe estudantes do Curso Superior de Tecnólogo em Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Na quarta-feira (08/10/14) a INCUBES UFPB recebeu alunos do Curso de Gestão de Cooperativas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que vieram conhecer a INCUBES UFPB e uma experiência de Gestão de Empreendimento Solidário.

Legenda: Daniel Pereira - INCUBES UFPB

Esse curso de Gestão de Cooperativas é realizado numa parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), oferecido para a população oriunda das famílias assentadas pelo Plano Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional do Crédito Fundiário, e é custeado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Durante a manhã houve um momento de apresentação da Incubadora e as ações que a INCUBES desenvolve. Em um grupo com mais de trinta alunos, acompanhados pelo professor Thiago Dias, tivemos uma manhã de trocas de experiências e aprendizados. Apresentamos nossas ações referentes aos Bancos Comunitários de Desenvolvimento (BCDs), experiências do Projeto de Extensão (Proext) Radios Comunitárias, como também as nossas outras experiências com economia solidária. Foi um momento bem agradável onde os alunos puderam tirar algumas dúvidas com relação à Tecnologia Social Banco Comunitário, e sobre os processos de desenvolvimento das ações relacionadas às rádios comunitárias.

Legenda: Daniel Pereira apresentando as ações da Incubadora

No momento da tarde fomos à comunidade São Rafael conhecer o Banco Comunitário de Desenvolvimento Jardim Botânico e outros projetos de economia solidária que há no território, como a experiência do Projeto Quintais Solidários. Na comunidade São Rafael fomos recebidos por Enoque Raulino ( coordenador do Banco Jardim Botânico ), Flávio Gomes ( agente de crédito do Banco Jardim Botânico ), Katiucha Gomes ( diretora geral do Centro Popular de Cultura e Comunicação – CPCC ) e Daniel Pereira ( diretor de Operações do CPCC ), onde expuseram a experiência do Banco Jardim Botânico, como também apresentaram as experiências com a Rádio Comunitária Voz Popular e a Padaria Comunitária São Rafael.Atentos as explicações, os estudantes do curso de Gestão de Cooperativas foram entendendo sobre a gestão do Banco, o uso da moeda social orquídea, a importância dos empreendimentos de economia solidária no desenvolvimento humano e territorial.

Para fechar a visita, o grupo do Rio Grande do Norte, foi conhecer o Projeto Quintais Solidários desenvolvido na comunidade São Rafael. O Projeto Quintais Solidários é desenvolvido pelo CPCC em parceria com a UFPB, visando o envolvimento de jovens da comunidade em atividades agrícolas e criação de animais, como cabras, galinhas e outros. Lá no local, os estudantes conheceram Israel, mais conhecido por Léo, que está à frente no cuidado do Quintal Solidário que fica nos fundos de sua residência, especificamente no cuidado e criação de cabras. Após conhecerem o Projeto Quintais Solidários, os estudantes do curso de Gestão de Cooperativas seguiram viagem para o Rio Grande do Norte.

Foi um dia de muitas trocas de experiências e aprendizados. A INCUBES UFPB agradece a visita de todos e que possamos nos encontrar em outros momentos.