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Extelar

por NUPLAR publicado 14/10/2021 11h36, última modificação 06/09/2022 18h16
É um grupo de pesquisa em educação popular que visa o estímulo ao desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de extensão popular, análise crítica de experiências e formulações teóricas no campo da extensão, possibilitando a interdisciplinaridade e o enriquecimento da formação acadêmica dos participantes do grupo, a produção teórico-acadêmica voltada à extensão popular resultantes de pesquisas e estudos desenvolvidos pelo grupo e outros assuntos nessa mesma linha de raciocínio.

DESCRIÇÃO GERAL DO GRUPO

 Compreender a extensão como um trabalho social, útil e complexo, capaz de integrar o ensino e a pesquisa em ações de relevância comunitária, sem que haja perda da essência popular das atividades, é um desafio. Frente a ele, vários grupos, atuantes em projetos, programas e eventos de avaliação da prática da extensão, criaram o Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) em 1999, visando concretizar, em suas ações do dia-a-dia, a inter-relação entre os pilares da extensão, da pesquisa e do ensino, a fim de ampliá-los e consolidá-los na direção da paulatina construção de uma universidade popular.

Foi nesse sentido que o EXTELAR nasceu em 16 de janeiro de 1999, decorrente de um movimento de idéias e experiências originadas da aglutinação de pessoas, integrantes de iniciativas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e outras entidades no estado, que vivenciavam e refletiamm acerca de questões teóricas e práticas presentes nos trabalhos de extensão, voltados aos setores populares da sociedade. 

Dessa forma, o EXTELAR vem dirigindo suas ações a momentos de estudos e elaborações teóricas, em temáticas como: fundamentos da extensão universitária, extensão popular, movimentos populares, economia solidária popular e educação popular; objetivando estimular o desenvolvimento de projetos que fomentem a interação entre iniciativas de Extensão Popular, a produção teórico-acadêmica em campos e práticas que promovam a autogestão e a cidadania crítica e ativa, exercitando-se, academicamente, nas necessárias relações da extensão com a pesquisa e vice-versa, mantendo-se atual o debate sobre o papel social da universidade.

Atualmente, o Grupo é composto por sete docentes, oito pesquisadores(as) e quinze discentes de pós-graduação e uma docente colaboradora internacional. Entre suas atividades destacam-se a construção de projetos de pesquisa (entre os quais importa ressaltar a “Coleção Saberes em Educação Popular: autores e autoras da Paraíba”), a realização de eventos científicos e a promoção de espaços e processos educativos voltados a Educação Popular e sua interface com a ação social e as políticas públicas.

Entre suas linhas de pesquisa, destacam-se: Educação, formação e processo de trabalho em saúde; Educação Popular; Educação Popular em Saúde; Educação Popular na Formação Universitária; Extensão Popular; Participação, Movimentos Sociais, Práticas Populares e Comunitárias; Práticas educativas em Nutrição Social e Segurança Alimentar e Nutricional; e Práticas educativas na Atenção Primária à Saúde.

 Link de acesso ao grupo de pesquisa no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/81156

   Acesse o conteúdo de vídeo do Extelar.

IDEIAS NORTEADORAS SOBRE PESQUISA E GRUPO DE PESQUISA

Neste grupo, a pesquisa é compreendida como a investigação a respeito daquilo que está se apresentando de forma interrogativa, convidando qualquer um para desenvolver a reflexão crítica sobre a questão surgente. É um trabalho do pensamento e, necessariamente, da linguagem, no sentido de descortinar aquilo que estava encoberto. É, ainda, uma visão de totalidade dessas realidades enquanto que se encaminha para sínteses. Estas, contudo, continuam abertas a novas interrogações, na perspectiva de mudanças, desenvolvendo um sistemático enfrentamento à barbarização social e política de um povo.

O desenvolvimento da pesquisa, assim compreendido, pode ser realizado por um grupo de pessoas – um grupo de pesquisa – aglutinado em torno de interrogações comuns, expressando o ‘espanto’ diante das mesmas, buscando possíveis contribuições de seus desvelamentos.

Com estas compreensões, definimos os nossos temas de pesquisa e de ensino que são realizados no interior do grupo.

 

TEMAS PARA PESQUISA E ENSINO

Na Pesquisa:

- Fundamentos da extensão universitária e extensão popular;

- Relações em extensão e sociedade;

- Práticas educativas (educação popular) em empreendimentos da economia solidária;

-  Metodologias participativas; 

- Avaliação qualitativa das atividades em extensão universitária e extensão popular.

 

No Ensino/Estudo:

- Cursos à comunidade nos campos da educação e economia

  solidária;

- Cursos na Pós-Graduação com ênfase nas disciplinas tópicas no campo dos fundamentos e dos movimentos sociais populares;

- Estudos teóricos internos ao grupo (metodologias de pesquisa, extensão, extensão popular, educação popular, teoria do conhecimento e economia solidária);

- Categorias teórico-políticas norteadoras das atividades do grupo: categorias da dialética, trabalhohegemoniaidentidade e resistência;

- Estudos da Dialética e da Hermenêutica.

 

Na extensão popular:

- Inserção dos membros do grupo em projeto de extensão popular ou em algum movimento social popular;

- Encontro anual de Pesquisa em Extensão, promovido juntamente com o Centro de Educação, Prac/UFPB e Programa de Pós-Graduação em Educação.

Link de acesso ao grupo de pesquisa no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/81156

Link de acesso ao canal do Extelar no YouTube:  https://www.youtube.com/channel/UCrYIIJwyDiKoKJf8XoiWhkw