Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Apoio ao Forró do NUPLAR promove roda de diálogos sobre Sivuca

Apoio ao Forró do NUPLAR promove roda de diálogos sobre Sivuca

Projeto de extensão Apoio ao Forró do NUPLAR realiza dia 23 de maio, a Roda de Diálogos “As contribuições de Sivuca para o Forró”.
publicado: 23/05/2023 12h10, última modificação: 25/05/2023 18h10

Projeto de extensão Apoio ao Forró do NUPLAR realiza em parceria com a Secretaria de Cultura de Itabaiana neste dia 23 de maio de 2023 de 14 às 17h, a Roda de Diálogos “As contribuições de Sivuca para o Forró. O evento conta com o apoio do IFPB-Campus Itabaiana, onde será realizada a roda de diálogos direcionados para estudantes, para a comunidade forrozeira local e população em geral.

Projeto de extensão do NUPLAR realiza debate sobre Sivuca no IFPB de Itabaiana.

A atividade é uma homenagem ao grande músico Severino Dias de Oliveira, Sivuca, mestre da sanfona, cantor, compositor,  multi-instrumentista, maestro, arranjador e orquestrador paraibano de Itabaina na semana de seu aniversário. O mestre Sivuca, se fosse vivo, faria 93 anos. Ele deixou uma vasta obra e um enorme legado musical que será motivo do debate. A Roda de Diálogos faz parte da programação da prefeitura das comemorações de aniversário da cidade e das festas juninas deste ano no município.

A roda de diálogos terá como convidados o professor de Sanfona Dr. Hélio Medeiros do Departamento de Música, principal referência da UFPB no ensino desse instrumento, o pesquisador da obra de Sivuca, Lucas Carvalho, professor da Escola de Música Antenor Navarro, o músico e jornalista da UFPB, apresentador do programa Tabajara em Revista, Adeildo Vieira, tendo como mediador, o coordenador do projeto de extensão Apoio ao Forró, Henrique Sampaio, extensionista e pesquisador, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular - NUPLAR.

A atividade contará com a participação de autoridades locais, o Prefeito de Itabaiana Dr. Lúcio Flávio, a Secretária de Cultura, Socorro Almeida, a Secretária de Educação Joelma Lins, além dos representantes do IFPB-Campus Itabaiana. A atividade ainda terá a participação de coordelistas, parentes de Sivuca que declamarão cordeis em sua homenagem.

Fizemos uma boa divulgação pelas redes sociais, participamos de uma entrevista no Programa Tabajara em Revista, onde tivemos a oportunidade de convidar à todos os ouvintes do programa que pudessem prestigiar o evento e a todos os que se interessarem sobre a boa música do Nordeste, sobre o Forró e, em especial, sobre a obra de Sivuca.

Podcast com entrevista do coordenador do Projeto de Extensão Apoio ao Forró acerca do debate em homenagem à Sivuca em Itabana, cidade natal do músico na semana de seu aniversário.

#projetodeextensão #extensaoufpb #probexufpb #proexufpb #ufpb #forro #forrotradicional #apoioaoforro