Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES no 37º Salão do Artesanato Paraibano
conteúdo

Notícias

INCUBES no 37º Salão do Artesanato Paraibano

Entidade de apoio esteve presente no evento para assessoramento dos empreendimentos incubados
publicado: 09/02/2024 14h32, última modificação: 09/02/2024 14h46

Projetos de extensão vinculados à Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES/NUPLAR/PROEX/UFPB) realizaram ações de extensão junto aos artesãos e às artesãs dos empreendimentos econômicos solidários que integram os projetos da Incubadora, a saber: 1) INCUBES: Feiras solidárias como prática de autogestão; 2)  INCUBES: Apoio aos empreendimentos econômicos solidários em suas práticas de autogestão, produção e comercialização; e 3) EnlaCES: Apoio e fortalecimento a espaços colaborativos da Economia Solidária, e que estavam participando do 37º Salão do Artesanato Paraibano. 

Dentre as atividades desenvolvidas estavam a distribuição e orientação para o uso de instrumentos que os auxiliassem no controle de vendas; pesquisa para desenvolvimento das atividades de extensão; reunião e diálogo para o planejamento co-participativo das futuras ações a serem realizadas durante a vigência dos projetos no ano de 2024; entre outras atividades.

Um dos objetivos dos materiais do controle de vendas (caderneta de campo e diário de vendas) foi auxiliar os/as artesãos/ãs para a saída e posterior estudo e análise das peças artesanais comercializadas no evento. Após a disponibilização, os/ãs artesãos/ãs foram orientados/as a utilizar esses materiais para que pudessem, durante e após o Salão, entender um pouco mais sobre suas produções artesanais, analisar a comercialização dos produtos com maior aceitação para determinado público, entender os espaços de escoamento de produção, dentre outras análises. Com esses materiais obteve-se um retorno positivo por parte dos artesãos/ãs que compreenderam a importância do instrumento para o fortalecimento de suas atividades e organizações, no sentido de apoiá-los em práticas autogestionárias. 

Já as atividades de pesquisa se deram através de entrevistas com roteiro semi-estruturado, com o objetivo construir, juntamente com o empreendimento Associação Arte Solidária - Artesol, informações para construção do site da associação para divulgação de suas atividades; elaboração de currículos profissionais das artesãs para participação em editais referentes às políticas públicas culturais no estado da Paraíba; obtenção de dados para estudos, pesquisas e projetos de extensão da INCUBES; construção coletiva de ações e campanhas que deem visibilidade ao empreendimentos, entre outras. Além das entrevistas, também realizou-se a análise juntamente com as artesãs entrevistadas, registros fotográficos das artesãs e seus produtos e apoio às atividades desenvolvidas pela Artesol.

Ademais, a equipe dos projetos realizou uma reunião coletiva com os empreendimentos Grupo Colmeia Artesãs Potiguara; Arte Cura; Associação Mulheres Criativas e Organizada - AMCO; Art's Mil, Artesol; Arte Fio por Fio; e Fundo Rotativo Solidário Mulheres Empreendedoras PB momentos antes da abertura do Salão no espaço da praça da alimentação, para dialogar sobre as ações a serem desenvolvidas, entre oficinas e feiras, no primeiro semestre do ano vigente. 

Além das atividades atribuídas, também houve diálogos fortalecendo os espaços colaborativos da Economia Solidária e registros audiovisuais com a Associação Quilombola Rufinos, empreendimento homenageado pelo  37º Salão do Artesanato Paraibano. Para uma das artesãs quilombolas, Izabel Santos, que esteve no Salão, participar desse evento é a efetivação de um reconhecimento, compreendido a partir de sua fala: “[...] Para gente está aqui hoje no Salão do Artesanato Paraibano como homenageado é uma satisfação enorme, ter esse reconhecimento enquanto artesãos, enquanto quilombola negra, que viemos lutando, batalhando há muito tempo”. Izabel Santos, artesã quilombola dos Rufinos.

Desse modo, a INCUBES/NUPLAR tem desenvolvido seus trabalhos de extensão universitária dialogando, oportunizando a troca de saberes e conhecimentos compartilhados, articulando com o ensino e a pesquisa na produção de novos conhecimentos e fortalecendo a autogestão e o apoio e assessoramento dos empreendimentos vinculados aos projetos.

Para saber mais dos nossos projetos de extensão:

Instagram - @enlaces | @projetoagees | @projetofeirassolidarias | @nuplarufpb

Site: www.enlacespb.org | www.incubesufpb.org