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INCUBES realiza formação em Atendimento ao Consumidor

A formação teve como público-alvo os empreendimentos econômicos solidários acompanhados através dos projetos de extensão da incubadora
publicado: 15/03/2024 18h06, última modificação: 15/03/2024 18h07

No dia 13 de março/2024, a INCUBES/NUPLAR, em parceria com a Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (INCUTES/IFPB) e o Centro Público de Economia Solidária - EcoParaíba, realizou a formação em Atendimento ao Consumidor, voltada para membros dos Empreendimentos Econômicos Solidários que são acompanhados pelos projetos de extensão da Incubadora. Na ocasião participaram os empreendimentos: Artesol; Art’s Mil e Fundo Rotativo Solidário Mulheres Empreendedoras PB, além de uma docente e discentes do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba (DSS/UFPB) e pessoas de outros empreendimentos interessadas pela temática. Ao todo 14 pessoas participaram da oficina, além da equipe dos projetos da INCUBES.

A atividade foi ministrada pela servidora Andreza Paiva (INCUTES/IFPB) e teve como objetivo orientar os integrantes dos grupos de economia solidária para o atendimento ao consumidor na comercialização de seus produtos/serviços. Trabalhou-se, inicialmente, com conceitos introdutórios da economia solidária e seus princípios, valores éticos, assim como, também foram apresentadas organizações solidárias como cooperativas, associações, empresas recuperadas, grupos informais, bancos comunitários, entre outras formas em que os grupos se arranjam nesse modelo econômico e suas diferenças em relação ao sistema econômico capitalista. Por fim, discutiu-se questões referentes ao consumo sustentável, responsável, alternativo e ético. 

Esse diálogo inicial foi importante para que os participantes pudessem fazer a reflexão do meio em que estão inseridos, e partindo dessa compreensão adentrar na temática da formação, apresentando-lhes o Código de Defesa do Consumidor (CDC), Lei nº 8.078/1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, trabalhando, inclusive, termos e definições do Capítulo I da referida lei, bem como práticas comuns proibidas pelo CDC. 

Os participantes da formação foram orientados para oferecer uma boa qualidade no atendimento ao público, apresentando-se os erros mais comuns nessa prática, evidenciando-se a importância para um bom atendimento e pontos/condutas, como cordialidade, empatia, credibilidade, entre outros, que conduzem para excelência no atendimento. Ressalta-se que a metodologia da formação foi baseada na educação popular, valorizando a participação, o diálogo, as experiências, as vivências e os saberes de todos. 

Ao final da formação foi realizado um momento de confraternização com os participantes da atividade. A INCUBES agradece a Andreza Paiva que, generosamente, contribuiu com a formação dos empreendimentos.

 

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão, acompanhe:

Instagram: @enlacespb | @projetoagees | @projetofeirasolidarias | @nuplarufpb 

Site: www.enlacespb.org | https://www.incubesufpb.org/