Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES realiza visita à Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim

INCUBES realiza visita à Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim

A visita ocorreu no dia 12/12 deste ano e contou com a participação de estudantes e técnicos da UFPB
publicado: 16/12/2022 15h07, última modificação: 16/12/2022 15h12

No dia 12 de dezembro de 2022 (segunda-feira) a equipe da Incubadora de Empreendimentos Solidários (INCUBES/NUPLAR/PROEX) realizou uma visita à Comunidade Quilombola Senhor do Bonfim, localizada no município de Areia/PB, com o objetivo de conhecer o território, a história, experiências e as práticas desenvolvidas pela comunidade. A visita ocorreu como parte das atividades dos projetos de extensão:“INCUBES: Apoio às Ações de Economia Solidária e Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”, coordenado pelo Profº Dr. Vanderson Carneiro (Departamento de Gestão Pública/CCSA); “INCUBES: apoio e assessoramento aos empreendimentos econômicos solidários no âmbito da gestão, produção e comercialização”, coordenado pela servidora técnica Ma. Renata Rolim (NUPLAR/PROEX); e das atividades de extensão e estágio do curso de Psicologia supervisionado pela Profaª Dra. Manuela Castelo Branco (Departamento de Psicologia/CCHLA).

O grupo que visitou a comunidade foi composto por estudantes do curso de graduação em Psicologia e Gestão Pública, da Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional (PGPCI/UFPB), além das técnicas administrativas do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular/NUPLAR, que puderam conhecer os diversos espaços da comunidade, como as ruínas do engenho, casa de farinha, entre outros, visitar as hortas e participar de uma roda de conversa com Sr. Geraldo, Sra. Fátima, Sr. Fernando e Sr.Expedito, moradores da comunidade e membros da Associação que relataram sobre suas vivências no território e do processo de conquista da posse da terra.

A comunidade Quilombola Senhor do Bonfim desenvolve o cultivo de diversas variedades de hortaliças, raízes e frutas com comercialização em feiras livres, compras institucionais e a grupos de consumidores através das Comunidades que Sustentam à Agricultura (Rede CSA). O Quilombo Senhor do Bonfim também está vinculado a Cooperativa Paraibana de Empreendimentos Econômicos Solidários (ECOSOLPB), grupo acompanhado pela INCUBES, e que a partir da visita, dará continuidade aos diálogos junto a comunidade buscando desenvolver ações extensionistas de apoio e assessoramento no campo da economia solidária.