Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES tem trabalhos aprovados no XV SOBER

INCUBES tem trabalhos aprovados no XV SOBER

Trabalhos fazem relatos das experiências dos projetos de extensão desenvolvidos pela INCUBES/NUPLAR
publicado: 03/11/2023 10h34, última modificação: 03/11/2023 10h38

A Incubadora de Empreendimentos Solidários, vinculada ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular, Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES/NUPLAR/PROEX/UFPB) teve 2 (dois) resumos expandidos aprovados no XV Congresso SOBER-NE (Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural), com o tema “Agricultura e desenvolvimento rural no Nordeste: inovação, desenvolvimento sustentável e impactos sociais". O Congresso será realizado na Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE), na cidade de Serra Talhada/PE, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023.

Os resumos expandidos aprovados são resultados das experiências vivenciadas pelos projetos de extensão (edital PROEX nº 06/2022) intitulados: “EnlaCES: apoio e fortalecimento a Espaços Colaborativos da Economia Solidária”, coordenado pelo docente Vanderson Carneiro; e INCUBES: apoio aos empreendimentos econômicos solidários em suas práticas de autogestão, produção e comercialização”, coordenado pela servidora técnica Renata Rolim. Dentre os trabalhos aceitos estão:

1. Troca de experiências como forma de educação do campo: EnlaCES como ferramenta na economia solidária, de autoria de Irismá Maria Alves de Oliveira; Ketlyn Souza Gomes da Cruz; Matheus Barboza da Silva; e Vanderson Gonçalves Carneiro. Este trabalho teve como objetivo ressaltar a relevância do desenvolvimento de ferramentas para disseminar a educação do campo, promovendo a troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento entre grupos da economia solidária e incubadoras; e

2. “Pegando a estrada”: uma experiência do circuito curto de comercialização e consumo na economia solidária, de autoria de Raquel do Nascimento Silva; Gabriela Lima Mota Silva; Renata Souza Rolim; Daniela Maria de Santana; e Vanderson Gonçalves Carneiro. Já este trabalho teve como objetivo discorrer como se dá o circuito curto para comercialização desde o território da Associação Quilombo Senhor do Bonfim até os pontos de comercialização no município de João Pessoa/PB.

Desse modo, a INCUBES/NUPLAR tem desenvolvido seus trabalhos de extensão universitária dialogando com a sociedade, sobretudo, com os setores populares, oportunizando a troca de saberes e conhecimentos, articulando com o ensino e a pesquisa na produção de novos conhecimentos, e estimulando os discentes a apresentá-los em eventos acadêmicos como o XV SOBER NE.

Conheça nossos projetos:

Instagram - @enlaces | @projetoagees