Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Lançamento do II Festival São João na Rede
conteúdo

Notícias

Lançamento do II Festival São João na Rede

Abertura do evento ocorreu no Dia Nacional do Sanfoneiro em homenagem ao grande mestre Sivuca
publicado: 31/05/2021 13h09, última modificação: 31/05/2021 13h10

No dia 26 de maio, foi comemorado pela 1ª vez no nosso país, o Dia Nacional do Sanfoneiro, aniversário de Severino Dias de Oliveira, nosso grande mestre paraibano conhecido como Sivuca (in memoriam) em homenagem a todos os sanfoneiros do Brasil. O dia foi instituído pela Lei nº14.140, de 19 de abril de 2021, e será celebrado anualmente em todo o território nacional. 

Lançamento do Festival foi em homenagem à Sivuca e teve apresentação de Glorinha Gadelha.

Nascido em Itabaiana/PB, Sivuca foi um grande artista e referência para a música brasileira, contribuindo em diversos outros gêneros musicais, como o frevo, o choro, o jazz, entre outros, e em especial para o Forró.

Para celebrar o 1º Dia Nacional do Sanfoneiro e homenagear Sivuca, o Festival São João na Rede deu início às atividades do evento na última quarta-feira (26/05/2021).  Essa é a 2ª edição do evento, que começou no ano de 2020, em virtude da pandemia e com isso a impossibilidade de se celebrar os tradicionais festejos juninos nos modos tradicionais. Passado mais de 1 (um) ano, encontramos-nos na mesma necessidade de evitar aglomerações com o intuito de prevenção à covid-19. 

Assim, o Festival lança sua 2ª edição, totalmente online e gratuita, sendo transmitido no canal do youtube do São João na Rede. O lançamento do II Festival São João na Rede contou com a participação especialíssima de Glorinha Gadelha, viúva de Sivuca, acompanhada do músico Lucas Carvalho (apelidado pelos amigos de “Sivuquinha”, dada sua admiração por Sivuca) relembrando canções do mestre e de Glorinha; e da Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste. 

O evento é uma realização do Fórum Nacional Forró de Raiz e da Associação Cultural Balaio Nordeste com parceria com o Governo de Estado, através da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope. Além disso, o projeto de extensão Apoio ao Forró: Assessoramento aos Movimentos de Valorização do Forró Tradicional (edital Probex nº03/2021), coordenado pelo servidor Henrique Sampaio e vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba (NUPLAR/UFPB), tem contribuído no apoio e assessoramento da organização do Festival.

Em breve será divulgada toda a programação do II Festival São João na Rede, que contará com diversas atrações musicais, dança, e muito mais! 

 

Acompanhe o Festival São na Rede:

Canal do youtube do São João na Rede: https://www.youtube.com/channel/UCLTmjPQd1_Ftax_aC1zk05A 

Instagram São João na Rede:@saojoaonaredefestival

Contatos projeto de extensão Apoio ao Forró:

Instagram: @apoioaoforro

Facebook: Apoio ao Forró

E-mail: apoioaoforro@gmail.com