Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pedro Cruz, coordenador do EXTELAR, media debate sobre curricularização da extensão

Com o título de “Nota Técnica sobre Curricularização da Extensão em Saúde Coletiva”, o evento faz parte de uma sequência de nove Ágoras sobre a referida temática.
publicado: 22/02/2024 16h48, última modificação: 22/02/2024 17h13

O evento é uma realização da Abrasco que vem promovendo reflexões sobre a Curricularização, contando com intenso trabalho conjunto, em especial do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular (EXTELAR) da UFPB. O evento está programado para acontecer no canal da Abrasco (@TVAbrasco) na plataforma do You Tube na tarde de hoje, 22 de fevereiro de 2024, às 16h.

Nota Técnica sobre curricularização da Extensão em Saúde Coletiva é uma importante contribuição da Abrasco para a reorganização dos conteúdos curriculares dos cursos de saúde nas Instituições de Ensino Superior.

O responsável pela mediação neste encontro é o prof.º Dr. Pedro Cruz (DSC/UFPB), coordenador do EXTELAR, vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (NUPLAR). Participam como convidados a presidente da Abrasco, Rosana Onocko Campos; a professora e atual diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Célia Regina Gil; o diretor de Educação Popular da Secretaria Nacional de Participação Social (Presidência da República), Pedro Pontual; e o presidente do FORPROEX e pró-reitor de Extensão da UFU, Helder Eterno.

A atividade é o quinto encontro da série 9 Ágoras sobre curricularização da extensão. O último encontro virtual aconteceu em 4 de dezembro de 2023, às 16h, quando a comunidade da Saúde Coletiva teve a oportunidade de aprofundar os debates sobre “os caminhos e as dificuldades para implementação da curricularização da extensão em uma perspectiva dialógica nas universidades e institutos federais”. Como resultado dessas discussões, foi elaborada uma nota técnica que será apresentada neste evento e que será motivo de debate.

O trabalho coletivo teve a colaboração no processo de construção da referida Nota Técnica os seguintes membros(as) da Abrasco: Vanessa de Almeida (UFMG/GT de Promoção da Saúde); Reni Barsaglini (UFMT, Fórum de Graduação em Saúde Coletiva e GT Racismo e Saúde); Eliana Goldfarb Cyrino (Faculdade de Medicina de Botucatu da UNESP/ Fórum de Graduação em Saúde Coletiva); Marília Louvison (FSP/USP, Fórum de Graduação em Saúde Coletiva), Anelise Rizzolo (UnB/GT de Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva), Pedro Cruz (UFPB/GT de Educação Popular em Saúde) e Nivaldo Carneiro Junior (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP/Comissão Política, Planejamento e Gestão em Saúde), com apoio da pesquisadora Aline Zorzi Schultheis de Freitas, do Grupo EXTELAR/UFPB.

Acompanhe no link a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=12s_0v11u0s