Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto de extensão AGEES, vinculado a INCUBES, faz parceria com projeto Ciclaóleo
conteúdo

Notícias

Projeto de extensão AGEES, vinculado a INCUBES, faz parceria com projeto Ciclaóleo

A articulação realizada entre os projetos irá viabilizar formações aos empreendimentos solidários.
publicado: 29/11/2022 11h31, última modificação: 29/11/2022 11h38

O projeto de extensão “INCUBES: Apoio e assessoramento aos empreendimentos econômicos solidários no âmbito da gestão, produção e comercialização”, denominado AGEES, coordenado pela servidora técnica em Economia Doméstica Me. Renata Rolim, vinculado à Incubadora de Empreendimentos Solidários do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular (INCUBES/NUPLAR/PROEX) e aprovado pelo edital PROEX nº 06/2022 (Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX), realizou no dia 16 de novembro deste ano uma visita ao Laboratório Multiusuário de Química onde são realizadas parte das ações do projeto de extensão Cicla-óleo, coordenado pelo Professor Dr. Jailton de Souza-Ferrari  (Departamento de Química/UFPB).

O projeto de extensão Cicla-óleo, também aprovado pelo edital PROEX nº 06/2022, visa a diminuição do impacto ambiental causado pelo óleo residual de fritura com o enfoque na educação ambiental. Já o projeto de extensão AGEES tem como proposta  apoiar e assessorar os Empreendimentos Econômicos Solidários/EES em suas atividades de gestão/autogestão, produção e comercialização a fim de contribuir com o fortalecimento das organizações e com a melhoria da qualidade de produtos e/ou serviços oferecidos aos consumidores.

Atualmente, dentre os EES acompanhados pelo projeto AGEES, está a Associação Mulheres de Mãos de Dadas, grupo formado por mulheres do Bairro do São José/João Pessoa e que tem entre suas atividades a produção do sabão artesanal (em barra, líquido e em pasta) com óleo de fritura residual. No desenvolvimento do diagnóstico participativo, uma das ações iniciais do projeto, foi ressaltada pela Associação a demanda por novas formações, a fim de atualização e de aprendizagem de novas técnicas e produtos. 

Sendo assim, a proposta da visita foi a de dialogar sobre possibilidades de ensino e troca de saberes entre a Academia e a Associação Mulheres de Mãos Dadas sobre técnicas de reaproveitamento do óleo residual na produção do sabão artesanal, como também novas técnicas para produção de velas, tintas, entre outros produtos. Neste sentido, a partir dessa visita foram articuladas oficinas e uma visita das associadas ao laboratório de química.

Acompanhe os projetos, através das redes sociais:

@projetoagees 

@ciclaoleo_ufpb

Site da INCUBES: https://www.incubesufpb.org/