Notícias
INCUBES participa da organização do encontro da I Escola Nacional de Autogestão que acontecerá na UFPB
Entre debates, vivências e partilha de experiências, a I Escola Nacional de Autogestão chega com a proposta de ser um importante espaço de diálogo, formação e construção de saberes coletivos sobre autogestão e cooperativismo.
O evento, que acontecerá entre os dias 23 a 26 de abril na Universidade Federal da Paraíba, pretende reunir produtoras e produtores livremente associados, educadoras e educadores populares, lideranças de movimentos sociais, pesquisadores, militantes e todas as pessoas interessadas em compartilhar e construir conhecimentos voltados para as experiências autogestionárias e para os desafios de enfrentamento ao avanço do capital.
A programação contará com diversas atividades, confira:
Quarta-feira (23/04)
-
Credenciamento e Mostra de produtos dos EES - EcoFeiras;
-
Mesa de abertura;
-
Apresentação das experiências de cooperativas, associações, grupos produtivos e assessorias; e
-
Análise de conjuntura.
Quinta-feira (24/04)
-
Diálogos de saberes da produção associada;
-
Os desafios práticos da Autogestão; e
-
Apresentação dos trabalhos e relatos de experiências.
Sexta-feira (25/04):
-
Diálogos de saberes da produção associada;
-
Agroecologia, tecnologia social e educação; e
-
Mesa de encerramento - síntese dos diálogos, avaliação e encaminhamentos.
Sábado (26/04):
-
Visita de campo em João Pessoa (local a definir).
Além disso, a I Escola Nacional de Autogestão também será espaço para a apresentação de trabalhos e pesquisas que sistematizam experiências práticas de autogestão. Os Empreendimentos incubados pela INCUBES – Incubadora de Empreendimentos Solidários da UFPB – marcarão presença neste momento tão importante.
Já os projetos de extensão: 1) INCUBES: Feiras Solidárias como prática de autogestão; 2) INCUBES: Projeto Agees no apoio e assessoramento a empreendimentos econômicos solidários em suas práticas autogestionárias; e 3) INCUBES: Apoio e assessoramento a empreendimento econômico solidário no espaço solidário Ecolanches, submeteram trabalhos para apresentação no encontro, levando para o debate suas práticas, aprendizados e desafios na construção de iniciativas baseadas na autogestão, na solidariedade e na economia popular.
Mais do que um evento acadêmico, a I Escola Nacional de Autogestão se configura como um espaço vivo de fortalecimento das lutas, de socialização de saberes e de articulação entre educadores populares, pesquisadores, trabalhadores e trabalhadoras que constroem alternativas concretas de organização coletiva do trabalho e de vida.
A presença de trabalhadoras e trabalhadores, educadoras e educadores populares, associações, estudantes, técnicas e técnicos administrativos, professores e militantes será fundamental para fortalecer este espaço de resistência e construção coletiva.
Venha fazer parte desse momento histórico de debate e fortalecimento das práticas autogestionárias! Participe!
Informações sobre o encontro da I Escola Nacional de Autogestão: https://www.even3.com.br/i-escola-nacional-de-autogestao-primeira-edicao-526095/