Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Edital ENEC 2017
conteúdo

Edital ENEC 2017

por mateus publicado 14/03/2017 14h45, última modificação 24/04/2017 16h29

 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA – UFPB

PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE AÇÃO COMUNITÁRIA/PRAC

DEPARTAMENTO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE/CCM

Projeto de Pesquisa e Extensão “Promover a Reorientação da Formação Profissional em Saúde VEPOP-SUS

 VIVÊNCIAS DE EXTENSÃO EM EDUCAÇÃO POPULAR NO SUS”

 

Edital 003/2017 – VEPOP-SUS/UFPB

                 A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no uso das suas atribuições como Instituição promotora da retomada do Projeto de Pesquisa e Extensão Vivências de Extensão em Educação Popular em Saúde no SUS (VEPOP-SUS) e através do apoio e do financiamento do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS), com apoio do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde (CNEPS), da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP), no contexto da Política Nacional de Educação Popular em Saúde no SUS (PNEPS-SUS), coordenado na UFPB através do Departamento de Promoção da Saúde/CCM, torna pública a realização de seleção de estudantes universitários, de todos os cursos e todas as instituições de ensino superior do Brasil e do Exterior, para participação no Estágio Nacional de Extensão em Comunidades – ENEC edições de dois momentos: Turma 1: 05/06/2017 a 21/06/2017 e Turma 2: 03/07/2017 a 19/07/2017, promovidos  pelo Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC) da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários PRAC/UFPB no contexto do VEPOP/SUS, na forma desse Edital.

 1. INTRODUÇÃO

 O Programa Interdisciplinar de Ação Comunitária (PIAC), da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UFPB desenvolveu, historicamente, em parceria com:

 1) a Assessoria de Grupo Especializada Multidisciplinar em Tecnologia e Extensão (AGEMTE);

2) as Executivas Nacionais de Cursos da Área de Saúde e

3) Centros e Diretórios Acadêmicos de Saúde de todo Brasil, os Estágios Nacionais de Extensão em Comunidades (ENEC) como alternativas de formação estudantil em espaços de inclusão social das classes populares, ao mesmo tempo que busca favorecer a melhoria da qualidade do ensino, inserindo nas comunidades, estudantes da área de saúde e afins na perspectiva de junto com as comunidades identificar alguns dos problemas existentes no SUS e procurar formas e estratégias de encaminhamento de soluções para os mesmos. Iniciado  em 1987, realizados e desenvolvidos de forma contínua desde 2002, os estágios têm propiciados aos estudantes verdadeiros impactos ao longo de suas vidas acadêmicas com um crescimento significativo na formação profissional e enquanto sujeitos sociais.

 Diante do que já foi construído o ENEC apresenta-se como uma estratégia para implantação de programas e projetos de extensão, possuindo como resultados o compromisso e a articulação com a Educação Popular em Saúde, voltado para grupos sociais de todo o Brasil.

 De forma contínua pode-se estabelecer um elo entre a academia e as comunidades populares, respaldando o conhecimento popular e o conhecimento científico na saúde, fortalecendo cada vez mais os movimentos sociais e a promoção da cidadania.

 No ENEC a vivência estudantil não se dá primordialmente pela lógica dos serviços institucionais de saúde, mas centralmente pelo olhar dos grupos populares e suas práticas, a partir do lugar de seus anseios, lutas e desafios cotidianos.

 Nessa medida o compromisso pedagógico está na perspectiva da Educação Popular e do projeto democrático popular, articulando os pilares pesquisa, ensino e extensão e abrangendo na vivência um espaço de aprendizado singular na formação estudantil universitária em saúde. Tal proposta está sistematizada pelo conceito de Extensão Popular, por José Francisco de Melo Neto, e difundida pela Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP), um trabalho social útil com a intencionalidade de transformação, direcionado aos setores sociais excluídos e que se realiza no conjunto das tensões de seus participantes em ação e da realidade objetiva.

 2. O VEPOP-SUS

 O VEPOP-SUS é um projeto de apoio e fomento às experiências de Extensão Universitária na linha da Educação Popular em Saúde de maneira integrada aos espaços e sujeitos do Sistema Único de Saúde (SUS) bem como com os grupos, movimentos e iniciativas de saúde do campo popular no Brasil. Constitui ação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS-SUS), comprometida com a formação de trabalhadores (as) da saúde para atuação com postura ética política crítica, humanística, interdisciplinar e participativa, visando também fortalecer a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).

 Para sua operacionalização inicial, o Ministério da Saúde deflagrou convênio (FNS/MS TC 383/2013) com a UFPB por meio do Centro de Ciências Médicas (CCM) do Departamento de Promoção da Saúde, cumprindo a missão desta instituição de promover a produção e disseminação do conhecimento no campo da promoção da saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS), demonstrando seu compromisso com a implementação da PNEPS-SUS, particularmente cumprindo as diretrizes de seu Plano Operativo no eixo FORMAÇÃO, conforme Portaria GM/MS No 2.761, de 19 de novembro de 2013.

 2.1. Frentes de ação neste convênio:

 2.1.1. Mapeamento de experiências de Extensão em Educação Popular em Saúde no SUS em todas as regiões do país;

 2.1.2. Impressão e distribuição em todo o país de publicações de Extensão em Educação Popular em Saúde;

 2.1.3. Difusão de ideias, de diálogos e de experiências sobre Extensão Popular no SUS através da Comunicação, Informação e Mídias Digitais em um sítio eletrônico na internet;

 2.1.4. Apoio à mobilização e formação de sujeitos da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP) e demais coletivos nacionais de educação popular e saúde;

 2.1.5. Apoio à promoção de encontros e eventos na área de formação e extensão em saúde com ênfase na Educação Popular;

 2.1.6. Retomada da realização semestral do Estágio Nacional de Vivências de Extensão Popular em Comunidades – ENEC, visando a sensibilização e mobilização de novos sujeitos para o movimento da Extensão Popular no país.

 

3. OBJETIVOS

 3.1. Objetivo Geral

 3.1.1. Proporcionar aos estudantes de diversas áreas de conhecimento, vivências de extensão sob a perspectiva da Educação Popular, associando a teoria a experiências práticas em comunidades.

 3.2. Objetivos Específicos

 3.2.1. Promover a formação acadêmica dos estudantes envolvidos, através de ações de ensino e pesquisa no âmbito da extensão universitária;

 3.2.2. Promover vivências dos estudantes com a realidade social, econômica e cultural das classes populares, sua história de lutas e suas organizações;

 3.2.3. Desenvolver metodologias e sistematizar conhecimentos sobre a educação popular como estratégia de promoção da saúde;

 3.2.4. Fornecer subsídios para o desenvolvimento de pesquisas socialmente referenciadas;

 3.2.5. Reconhecer na saúde um espaço de atuação interdisciplinar, articulando diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento de ações voltadas à educação em saúde e controle social.

 

4. DETALHAMENTO DO ENEC : Turma 1: 05/06/2017 a 21/06/2017 e Turma 2: 03/07/2017 a 19/07/2017:

 4.1. Conteúdo:

 4.1.1. Oficina e rodas de conversa com conteúdo teórico preparatório para a vivência em comunidades;

 4.1.2. Vivências nos cenários de prática – comunidades populares no Estado da Paraíba, favorecendo a troca de experiência e a comunicação entre o saber acadêmico e o popular;

 4.1.3. Sistematização das experiências na forma de relatos.

 4.2. Carga Horária: 120 horas

 4.3. Valor necessário para participação na vivência: R$ 120,00 (Cento e vinte reais)

 (Observamos que este valor será utilizado tão somente para organização da vivência e, após o término do evento, far-se-á uma prestação de contas de forma pública acerca da forma de uso do recurso arrecadado).

 4.4. Local de Realização: Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Unidade Escola AGEMTE, Colônia de Pescadores da Praia de Costinha, Colônia de Pescadores da Praia da Penha, Assentamento Rural de Guaxinduba, Assentamento Novo Salvador (Jacaraú), Campart II (Rio Tinto), Massangana II (Cruz do Espírito Santo), Sítio Arroz, Engenho de Santana, Praia de Campina, Baía da Traição, Aldeia de Camarú, Comunidades Quilombolas Ipiranga, Assentamento de Mussumago, Cidade de Mamanguape, todos situados em Colônias de Pescadores, Assentamentos Rurais e Comunidades Quilombolas do Estado da Paraíba.

4.5. Período de Realização:

 4.5.1. 1ª Turma: 05 de Junho a 21 de Junho de 2017

4.5.2. 2ª Turma: 03 de Julho a 19 de Julho de 2017:

 4.6. Número de vagas: 40 vagas sendo 20 para cada turma.

 4.7. Em cada turma, o encontro inicial dos estudantes será na Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Os dois primeiros dias serão de formação e preparação para a vivência, na perspectiva da Educação Popular e da pedagogia freireana, bem como na metodologia da mobilização coletiva e individual desenvolvida pelo Professor Mestre Emannuel Fernandes Falcão. Estes dois dias iniciais serão realizados na Unidade Escola AGEMTE, localizada no município do Conde na Paraíba. Posteriormente, os estudantes passarão por um estágio de doze dias em comunidades populares, suas organizações, instituições e redes de apoio social, convivendo com estas pessoas e seus grupos, de modo supervisionado pela equipe do ENEC e do VEPOP-SUS. Após o mergulho na inserção da realidade local, será realizado um processo de avaliação com a participação de todos os estagiários.

 

5. PARTICIPANTES

 5.1. Poderão se inscrever para a vivência estudantes graduandos em todas as áreas de conhecimento das diversas instituições de ensino superior do país e do Exterior;

 5.2. Somente serão considerados aptos a realizar inscrição aqueles estudantes que estiverem com as matrículas ativas em suas respectivas instituições de ensino superior;

 5.3. Ficará a cargo de o estudante  articular apoio para seu deslocamento para o Estado da Paraíba devendo se apresentar na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)- Campus I, dirigindo-se ao PROGRAMA INTERDISCIPLINAR DE AÇÃO COMUNITÁRIA (PIAC) - Térreo da Reitoria, onde se encontrará com os outros VIVENTES. O deslocamento da UFPB até as comunidades previamente selecionadas pela coordenação do Programa e o retorno ao término de cada Encontro ficará sob a responsabilidade da UFPB.

 

6. INSCRIÇÕES

6.1. As inscrições serão realizadas por meio de preenchimento do formulário eletrônico disponível no link:

https://docs.google.com/forms/d/1w2DpQgKOhD2XtVTgIM56hmjdYwY4uU--xmtMlh91jI/prefill

6.2. O pagamento deverá ser feito via depósito ou transferência bancária.

Titular: Lívia Paes Lagares / Conta: 32.462-0 / Agência: 1619-5

Obs.: Enviar comprovante de pagamento junto com o formulário de inscrição por e-mail: enec30anos2017@gmail.com até o dia 21 de Junho de 2017 (inscritos para primeira turma) e até o dia 19 de Julho de 2017 (inscritos para segunda turma) sendo que o preenchimento das vinte primeiras vagas abertas serão realizados por ordem de entradas de comprovações de depósito bancário do pagamento da inscrição, preenchendo as vinte vagas será encerrada as inscrições. Assim como, a inscrição estará condicionada a esta etapa.

6.3. Documentos a serem apresentados no ato da inscrição e submetidos necessariamente via e-mail: enec30anos.2017@gmail.com;

6.3.1. Cópia da Identidade (RG);

6.3.2. Cópia do CPF;

6.3.3. Comprovante de Matrícula na instituição de Ensino Superior.

6.4. Dúvidas podem ser realizadas por e-mail: enec30anos2017@gmail.com (falar com Adriana Pessoa ou Lívia Lagares. Aguardar após a confirmação do recebimento da documentação e comprovante de pagamento sua inscrição num novo grupo do What app, onde serão tratados todos os assuntos referentes aos encontros.

 

7. RESULTADOS DAS SELEÇÕES

Os resultados dos selecionados para participarem do ENEC 2017 Turma 1 e ENEC 2017 Turma 2 sairão na página do ENEC no Facebook (https://www.facebook.com/ENEC-Est%C3%A1gio-Nacional-de-Extens%C3%A3o-em-Comunidade-1511638965752088/posts#) e via e-mail individual.

 

João Pessoa-PB, 24  de abril de 2017.

 Prof.Ms. Emmanuel Fernandes Falcão

Coordenador do ENEC

Coordenador da PIAC/PRAC/UFPB

Assessor de Extensão/PRAC/UFPB

 

Prof. Dr. Pedro José Santos Carneiro Cruz

Matrícula SIAPE 2884817

Coordenador do Projeto VEPOP-SUS na UFPB

Membro do Comitê Nacional de Educação Popular em Saúde

DPS/CCM/UFPB

 Ficha de Inscrição*

 Locais de realização*