Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Elo Cidadão 2018

Notícias

Elo Cidadão 2018

por publicado: 27/11/2018 14h10 última modificação: 27/11/2018 16h24

PRAC premia os melhores projetos de 2018

 

O ano de 2018 vem proporcionando muitos avanços à extensão da UFPB. O processo de submissão e gestão de propostas foi aprimorado no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o que trouxe para as ações maior visibilidade e transparência. Houve também aumento na quantidade de ações executadas, passou de 845 em 2017 para 1091 em 2018, até a presente data. Além de novidades no Encontro de Extensão, para o qual foi desenvolvido o aplicativo SISENEX, que já foi utilizado na avaliação das tertúlias do Encontro de Extensão dos campi II e III.

Tanto crescimento merece ser premiado e é isso que vai acontecer com a entrega do Prêmio Elo Cidadão 2018. A premiação, concedida anualmente pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários aos projetos que obtiveram as melhores avaliações, será entregue conforme a programação abaixo:

Campus LocalDia/Horário
Campus I Auditório da Reitoria 30 de novembro - 9h
Campus II Auditório CAV
28 de novembro – 9h
Campus III Auditório Central
28 de novembro – 14h
Campus IV Auditório do Campus de Mamanguape 5 de dezembro  - 19h

Os premiados foram determinados por um processo de avaliação que se iniciou na etapa de aprovação dos projetos nos Editais de extensão desse ano de 2018 e foi finalizado no Encontro de Extensão, conforme cumprimento rigoroso daquilo que está estabelecido no Título 6 do Edital PRAC 07/2018 – ENEX. 

A Comissão Própria de Avaliação do Prêmio, instituída pela PRAC e prevista no Edital ENEX 2018, estabeleceu critérios de desempate e ordenou os projetos vencedores. Como nos anos anteriores, serão concedidos 40 prêmios, contemplando cinco projetos em cada uma das oito áreas temáticas da extensão. A novidade é que cada projeto premiado receberá além de certificado uma bolsa de extensão para o PROBEX 2019.  

Essa premiação complementar foi sugestão do Comitê Assessor de Extensão, instância que atua junto à Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) possibilitando uma gestão democrática e compartilhada das ações de extensão. Caso o projeto premiado não concorra ou não seja aprovado no Edital PROBEX 2019, a bolsa a esse concedida será incorporada às bolsas destinadas para a concorrência geral.

A coordenadora da COPAC, Marçonília Arnoud, declarou que a extensão universitária da UFPB vem aprimorando seus processos e fortalecendo sua atuação. Uma das melhorias foi no valor da bolsa paga ao discente extensionista, que em 2013 passou a ter o mesmo valor da bolsa de pesquisa. A quantidade de bolsas para os projetos de extensão também teve aumento, somente esse ano 600 bolsas foram distribuídas nas ações do edital PROBEX e mais 130 no edital UFPB em seu município. 

Em conjunto com o empenho da comunidade extensionista, esses fatores são responsáveis pela ampliação das ações desenvolvidas pela UFPB com a sociedade. Exemplo desse avanço são os 1.220 trabalhos, distribuídos nas 8 áreas temáticas da extensão, inscritos no Encontro de Extensão de 2018.

Para a coordenadora, é momento de celebrar os avanços: “Quero parabenizar toda equipe de extensionistas, sobretudo, pelas brilhantes apresentações dos alunos, os quais fizeram a exposição dos resultados obtidos pelos projetos de extensão com muita competência e compromisso! Faço um agradecimento especial à equipe do projeto coordenada pela professora Danielle Roussy,  que desenvolveu o aplicativo SISENEX, para registro das avaliações dos trabalhos, o que tornou mais eficiente todo processo de apuração de notas para a premiação”.

Marçonília ressalta ainda a importância do trabalho da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), que colaborou dando suporte à equipe de criação do aplicativo utilizado nas avaliações – O SISENEX.

O Pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários agradece todo o empenho da comunidade extensionista, reforça que este empenho proporcionará a melhoria da relação UFPB com a sociedade, executando o cumprimento da missão social desta Instituição.

 

Prêmio Elo Cidadão  2018