Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Encontros de Extensão nos Centros de Ensino

Notícias

Encontros de Extensão nos Centros de Ensino

por publicado: 25/05/2018 19h41 última modificação: 17/08/2018 17h24

Estudantes apresentam suas experiências na Extensão


A Extensão Universitária acontece em centenas de ações paralelas e, algumas vezes, simultâneas. Somente nesse primeiro semestre, na UFPB, estão em execução cerca de 900 ações, entre projetos, cursos e eventos. Com tantas ações acontecendo ao mesmo tempo, as necessidades específicas de cada projeto impõem certo distanciamento entre as pessoas envolvidas com Extensão e nem sempre o extensionista consegue acompanhar o trabalho dos demais.

Para proporcionar integração dos diversos projetos que fazem parte da Universidade, a Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC), da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) está realizado pela primeira vez o Encontro de Extensão, evento que dá aos universitários envolvidos com extensão a oportunidade de conhecer outras atividades que também unem os conhecimentos acadêmicos aos ensinados dentro das comunidades, num processo de constante aprendizagem.

De acordo com Marçonília Arnoud, coordenadora COPAC, o Encontro faz parte de uma etapa de preparação dos alunos para o grande evento de extensão, o ENEX (Encontro de Extensão), que acontece na semana de encontros acadêmicos da UFPB. "Além de ser preparatório, ele é uma ferramenta de acompanhamento e monitoramento dos projetos. Nele, pedimos aos discentes que apresentem os projetos. Escolhemos os estudantes porque são eles os protagonistas do ENEX", explicou Marçonília. Ela ainda afirmou que os encontros acontecem por centro de ensino, sem muita formalidade, e têm, como um dos principais objetivos, a intensão de beneficiar os universitários com novas experiências.

A ideia é conhecer a extensão pela ótica experiências vividas pelos participantes e aprender um pouco sobre o que foi adquirido ao longo da vivência de cada um dentro de seus projetos. A expectativa para esses encontros é encontrar nas atividades de extensão a articulação entre todas as áreas do saber, permitindo que discentes das Ciências da Computação, por exemplo, possam colaborar em projetos no campo da Linguística, do Teatro, da Saúde etc.

Esses encontros estão acontecendo entre os meses de maio e junho, na Universidade Federal da Paraíba, sempre com data marcada para cada centro. Os primeiros encontros já aconteceram e outros ainda serão realizados, conforme a programação divulgada pela COPAC.

 

Encontros realizados

Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional

 

Centro de Ciências Humanas, Letras e artes

Centro de Ciências Exatas e Naturais

Centro de Educação

Centro de Informática

 

Centro de Energias Alternativas e Renováveis 

 

Centro de Ciências Agrárias





Centro de Ciências Humanas Sociais Aplicadas

 

Centro de Comunicação, Turismo e Artes

Banner Cbiotec 

 

Centro de Biotecnologia

Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Centro de Ciências Médicas