Você está aqui: Página Inicial > Contents > Em destaque > Inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Inicia Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

publicado: 24/10/2017 18h56, última modificação: 24/10/2017 19h17

Mostra de Profissões, apresentações culturais e exposições: começa movimentada Semana Nacional de Tecnologia

O primeiro dia da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) teve início com a palestra “A Escola Técnica de Saúde Novos Horizontes”. Realizada no auditório do Centro de Tecnologia, teve como público alunos do ensino médio de colégios de João Pessoa, com o objetivo de informá-los sobre o funcionamento e ações da Escola, que é localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A apresentação foi feita pela professora Maria Soraya, discente da ETS. Com o auditório lotado de estudantes, ela abordou as ações realizadas na Escola e destacou principalmente o incentivo que é feito para a formação integral dos docentes dos cursos técnicos em saúde. “Além de oferecer todo o conhecimento técnico, incentivamos a formação crítica e, sobretudo, cidadã dos estudantes.”

A palestra teve também a participação do Pró-Reitor da PRAC Orlando Villar. Em sua fala, ele valorizou principalmente as ações de extensão que são realizadas pela UFPB.  ”A extensão é o braço social da Universidade.”

Ao término da palestra de abertura, os estudantes foram organizados em grupos para visitar as exposições de Biologia e de Matemática, no prédio do Centro de Tecnologia,, além das instalações da Escola Técnica de Saúde. Acompanhados de profissionais e estudantes dos cursos técnicos, os alunos visitaram o laboratório de Análise Clínica, a sala de técnicas de Enfermagem e o laboratório de cerâmica. Hylquias Pereira Mendes, aluno do 1º ano Escola Estadual Prefeito Oswaldo Pessoa, relata que o laboratório de análise clínica foi o que mais despertou-lhe interesse. “O laboratório de Análise Clínica me chamou atenção principalmente por causa da qualidade do material”.

Nesse primeiro dia do evento, foi realizada ainda a Feira das Profissões, com vários stands de cursos oferecidos pela UFPB, como Artes Visuais, Dança, Geografia, Letras e Educação Física.  A mostra teve o intuito de dar um horizonte para quem ainda está indeciso na escolha de qual profissão seguir.

A estudante Lívia Helena parabenizou a iniciativa da UFPB em mostrar mais sobre os cursos oferecidos. “Achei bem educativa, além de mostrar a grande capacidade que tem a Universidade.” Lívia, que é apaixonada por desenhar, participou da Feira de Profissões e fez questão de visitar o stand do curso de Artes Visuais.

O encerramento das atividades desse primeiro dia aconteceu com uma encantadora apresentação de Maracatu das crianças da Escola Viva Olho do Tempo. A música tocada pelas quarenta crianças fez com que estudantes, monitores e equipe organizadora se rendessem ao ritmo para dançar Ciranda.