Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COPAC > Lançada a versão 2020 do SisEnex
conteúdo

Notícias

Lançada a versão 2020 do SisEnex

publicado: 26/10/2020 14h32, última modificação: 04/11/2020 15h55

O Sistema de Avaliação do ENEX (aplicativo SisEnex) está aberto exclusivamente para validação de cadastro de avaliadoras e avaliadores

Foi liberada na manhã de hoje (26 de outubro) a versão 2020 do SisEnex, o aplicativo utilizado no Encontro de Extensão da UFPB. Servidores docentes e técnico-administrativos que atuarão nas atividades de avaliação do XXI Encontro de Extensão da UFPB já podem acessar as lojas de aplicativos para obter a versão atualizada do SisEnex.

Assim como as atividades de extensão universitária, o SisEnex também passou por alterações em virtude da pandemia de COVID-19. Uma vez que o Encontro de Extensão será realizado totalmente nas plataformas digitais, foi preciso incluir funcionalidades para dar suporte à avaliação de vídeos e de e-tertúlias, as formas de apresentação de trabalhos extensonistas possíveis no contexto da pandemia.

Outra funcionalidade desenvolvida foi a versão web do SisEnex, na qual a comunidade usuária vai poder fazer as avaliações utilizando computadores. De acordo com Rhenan Castelo Branco, estudante de Ciência da Computação e extensionista que atua no desenvolvimento do SisEnex, as funcionalidades da versão 2020 do aplicativo vão proporcionar uma dinâmica de avaliação simples:

“Os professores e técnicos administrativos aptos poderão baixar o Sisenex em sistemas Android e IOS, ou acessar a versão web e a partir disso avaliar os projetos na modalidade e-tertúlia e vídeo. Na modalidade e-tertúlia ele terá acesso ao link da sala virtual pelo aplicativo ou site e será redirecionado para uma sala do Google Meet. Na modalidade vídeo ele terá acesso aos vídeos enviados pela equipe executora dos projetos e então avaliá-los via plataforma”, explica o estudante que está na equipe do SisEnex desde a concepção do aplicativo.

Ativação do cadastro

A comunidade de usuários do SisEnex é composta por membros das equipes das ações de extensão que se cadastraram para atuar nas atividades de avaliação do ENEX 2020. Essa comunidade precisa, entre os dias 26 e 30 de outubro, acessar o SisEnex em qualquer das plataformas (Android, IOS e web) para validar o cadastro. Avaliadores e a avaliadoras que não realizarem esta etapa estarão impossibilitados/as de participar do ENEX 2020.

Segundo a coordenadora da COPAC/PROEX, Marçonília Arnoud, a realização do Encontro de Extensão no contexto atual de atividades remotas demanda uma organização ainda maior, pois uma série de processos e tecnologias serão combinados pela primeira vez para dar forma ao ENEX.  

Assim sendo, é importante que a comunidade usuária realize a ativação do cadastro o quanto antes. Com essa medida, há tempo para sanar eventuais problemas de cadastro antes do início do evento, evitando que a dinâmica seja comprometida.

O aplicativo SisEnex já está funcionando e pode ser instalado nos aparelhos celulares com sistemas Android e IOS, ou simplesmente acessado em qualquer computador conectado à internet. No entanto, nesta semana de validação, não é possível visualizar dados das ações de extensão, a única funcionalidade liberada é a ativação do cadastro.

Para acessar o aplicativo, basta usar as credenciais de acesso do Sistema Integrado de Gestão das atividades Acadêmicas (SIGAA).  Caso a comunidade usuária identifique algum problema no acesso ao SisEnex, a recomendação é entrar em contato com a equipe de desenvolvimento pelo email XXIENEX@ACADEMICO.UFPB.BR.

Manuais

Instalação e acesso

Versão web sisenex.ufpb.br

Sistema Android

Sistema IOS