Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COPAC > Primeiro dia do ENEX - tertúlias e abertura oficial
conteúdo

Notícias

Primeiro dia do ENEX - tertúlias e abertura oficial

publicado: 23/10/2017 19h38, última modificação: 23/10/2017 19h38

1º dia do Encontro de Extensão tem tertúlias sobre Direitos Humanos e Justiça

 Hoje (23/10) foi o primeiro dia de tertúlias do XVIII Encontro de Extensão (ENEX) na UFPB. As apresentações de hoje, sobre Direitos Humanos e Justiça, aconteceram no Centro de Ciências Jurídicas da UFPB. Nas sessões temáticas apresentadas, os discentes de cada projeto dessa área comunicaram sobre as ações que foram desenvolvidas ao longo desse ano.

Em uma das tertúlias desse primeiro dia, se apresentaram os discentes do Núcleo de Extensão Popular Flor de Mandacaru - Assessoria Jurídica Popular a trabalhadores em conflito com o agronegócio na Paraíba, que tem o intuito de informar os riscos que os agrotóxicos e transgênicos podem acarretar ao meio ambiente e trabalhadores.

Na  segunda sala de tertúlias de hoje, destacamos o projeto Protagonismo Juvenil: Uma aventura cidadã II, que utiliza o movimento dos jovens para combater a violência. Bruno Chaves, bolsista desse projeto, relata a experiência em participar do Encontro de Extensão: “Ele é um evento que acaba combinando as vivências dos projetos e é fundamental porque a gente expressa o que estamos desenvolvendo no projeto, além de comunicar a sociedade acadêmica e visamos que a sociedade civil”.

A terceira sala lidou com as questões de gênero e a violação de direitos humanos. O projeto Curta LAPSUS: Uma Proposta de Educação em Direitos Humanos, que produz documentários sobre educação e direitos humanos, fez parte da última sala com mais quatro projetos.

 

Abertura Oficial do ENEX - 2017


O ENEX faz parte do encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, evento promovido pela UFPB anualmente para apresentar os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos na Instituição. A abertura oficial aconteceu às 16h no Auditório da Reitoria. Antes da composição da mesa, houve apresentação do Grupo de Acordeom da UFPB, formado por alunos do curso de música da Universidade. Estiveram presentes na plateia discentes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFPB.

Participaram da mesa de abertura a Vice-reitora Bernardina Freire, o Pró-Reitor da PRAC Orlando Villar, a Pró-Reitora da PRG Ariane Menezes, o Pró-Reitor da PROPESQ, Isaac Medeiros, o presidente da ADULF-PB, Marcelo Sitcovsky, a Coordenadora da Escola Técnica de Saúde da UFPB, Ivanilda Lacerda e Antonio Villar, representante dos diretores de Centro da UFPB.

Em sua fala, Orlando Villar destacou que este ano houve um aumento de 17% no número de resumos submetidos. O Pró-Reitor da PRAC ressaltou ainda a importância da extensão para sociedade. “A UFPB hoje é referência em extensão no país, somos uma Universidade extramuros, pois levamos o que é produzido aqui dentro para a sociedade”.