Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COPAC > Ser Yoga
conteúdo

Notícias

Ser Yoga

Aulas de Yoga no CCS
publicado: 23/07/2018 18h03, última modificação: 14/08/2018 14h02

Yoga e bem-estar

Quem acha que Yoga é somente fazer movimentos espetaculosos e estranhos precisa repensar. Yoga é uma prática na qual são aplicadas várias técnicas capazes de ensinar ao indivíduo sobre concentração, autoconhecimento e integridade do corpo e da mente. Com objetivo de disseminar os benefícios da prática do Yoga, surgiu o projeto de extensão “Yoga e bem-estar”, que promove aulas de Yoga no espaço da Clínica Escola de Fisioterapia Infantil do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFPB. Pais dos pacientes e cuidadores da clínica, servidores, alunos da universidade e a comunidade como um todo podem participar da atividade. 

Vânia Lima, professora de Yoga e coordenadora do projeto, explica que essa ação tem como princípio o autoconhecimento mental e corporal. Segundo ela, a sociedade impõe normas e  valores que não são comuns a todos os indivíduos. A busca por esse padrão desgasta e frustra as pessoas. O Yoga valoriza o autoconhecimento e aceitação integral, o que proporciona aos praticantes uma melhor percepção física para identificar possíveis sintomas indicadores de algum problema na saúde. 

Soraia Lucena, aluna de Yoga, contou como a prática interferiu na sua vida e especialmente em sua profissão, a fisioterapia.  “A prática repercutiu no meu trabalho, vi que muitos dos conceitos renomados da reabilitação estão presentes no Yoga. Dessa forma, passei a usar no meu trabalho também. Após o Yoga me sinto que sou uma profissional melhor”.  Além da semelhança com sua profissão, Soraia enxergou outros benefícios trazidos pela atividade. “Tenho mais disposição, livre de dores articulares e musculares. Os exercícios com respiração auxiliam no controle da ansiedade, até mesmo me ajudou com insônia”, relatou a praticante. 

A prática do Yoga é uma construção diária. “Não se pode pegar uma pessoa com mais de 50 anos pedir para ela sentar e meditar”, disse Vânia. Para alcançar o relaxamento mental tem que haver uma preparação postural, de equilíbrio e de orientação espacial. A idade não impossibilita a prática de yoga, qualquer pessoa pode praticar. “Claro que o organismo, a força muscular e a resistência de uma pessoa mais jovem são diferentes de uma pessoa que está na meia idade, mas isso não a impede de fazer. Inclusive há uma modalidade “Iyengar Yoga” que permite adaptações e objetos para ajudar nas posições, já é bem difundida aqui na capital pessoense”, contou a coordenadora.  

O projeto conta com a colaboração da bolsista Amanda Gomes, graduanda em fisioterapia, que trabalha para tornar o clima mais agradável possível. Fica sobre sua responsabilidade a ambientação com a música, a temperatura, a iluminação e a organização da sala. Além de servir de exemplo para os demais alunos quando a professora precisa explicar uma postura específica, como deve ser executada e quais regiões estão sendo trabalhadas. 

Durante as práticas, Amanda observa como os praticantes realizam as posturas e as respectivas respirações para identificar se há necessidade de ajudá-los a realizar a posição corretamente. A bolsista, assim como Soraia, enxerga potencialidade e associa o Yoga com a sua futura profissão. "Posso enxergar o Yoga como uma nova ferramenta de intervenção física, sendo um recurso que pode ajudar tanto na promoção à saúde, quanto na prevenção e recuperação dela", contou Amanda. 

O yoga traz diversos benefícios para a saúde, sem distinção de gênero ou idade. Trabalha o corpo e a mente de forma interligada, por meio de exercícios que proporcionam um maior condicionamento físico, equilíbrio,  alívio de dores corporais, diminuição do estresse, ansiedade e insônia. Com tantos benefícios, por que não praticar yoga? 

*Reportagem de Gleyce Marques - Bolsista PRAC (2018)