Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > FabLab da UFPB usa tecnologia para ajudar no combate ao Coronavírus

FabLab da UFPB usa tecnologia para ajudar no combate ao Coronavírus

publicado: 05/05/2020 18h04, última modificação: 06/05/2020 14h35
Exibir carrossel de imagens Máscaras criadas pelo FabLab e distribuídas em instituições públicas de saúde

Máscaras criadas pelo FabLab e distribuídas em instituições públicas de saúde

Laboratório produz e distribui máscaras de proteção facial para profissionais de saúde

O projeto FabLab, do Centro de Energias Alternativas e Renováveis (CEAR), tem  produzido máscaras de proteção para os profissionais da saúde no período da pandemia provocada pelo Coronavírus. As máscaras faciais são produzidas em máquinas 3D e distribuídas gratuitamente.

Na cidade de João Pessoa, as máscaras já foram destinadas para o Centro de Ciências da Saúde (CCS), para o Centro de Referência em Atenção à Saúde (CRAS) e para o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW).  Também receberam máscaras o Instituto Cândida Vargas, o Hospital Napoleão Laureano e o Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho. Em outras regiões da Paraíba, destacam-se as doações para as prefeituras das cidades de Caaporã e do Conde.

O FabLab UFPB é um laboratório fabricação digital  que desenvolve produtos através da tecnologia de impressão 3D e de corte a laser. As máscaras que estão sendo produzidas durante o período da pandemia do Covid-19 são do tipo face shields, capazes de proteger todo o rosto do usuário. O diferencial da ação é a rapidez com que o dispositivo de proteção é produzido.

Segundo o coordenador do projeto, professor Euler Macêdo, “a impressora 3D demanda em torno de duas horas para imprimir duas bases de máscaras, então conseguimos no máximo realizar a produção de 48 peças por dia. Atualmente temos três impressoras, a capacidade de produção é de 144 máscaras por dia”. Desde o início da fabricação no mês de março, já foram produzidas e distribuídas mais de mil máscaras.

No entanto, o professor afirma que a principal dificuldade está na obtenção de insumos necessários para a fabricação e por isso procura a ajuda de colaboradores. Há ainda, segundo o coordenador, uma preocupação com a logística de produção e de distribuição para que não haja contaminação pelo Coronavírus em nenhuma etapa do processo.Planilha de produção de máscaras

Para a equipe do FabLab, a perspectiva é continuar utilizando as potencialidades do laboratório na produção de outros materiais necessários no combate ao Coronavírus, como capacetes de proteção para pacientes acometidos pela Covid-19.

Atualmente, o projeto atua em parceria com o Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (NUTES) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Por Ana Lívia Macedo - Bolsista da PROEX (2020)