Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Nota de pesar - Rossini Perez

Nota de pesar - Rossini Perez

publicado: 19/03/2020 09h07, última modificação: 19/03/2020 09h07

Faleceu ontem (18) Rossini Perez na cidade do Rio de Janeiro, onde estava internado desde o dia 25/01, em decorrência de pneumonia. O artista era natural de Macaíba, RN, nascido em15 de setembro de1931 e radicado no Rio de Janeiro desde 1940. Rossini Perez foi um gravador, pintor, desenhista, professor de gravura em metal, fotógrafo, reconhecido no mundo da arte com muitos prêmios, nacionais e internacionais.

Suas obras estão em grandes museus do Brasil e em vários países. Atuou na implantação, em 1959, da Oficina de Gravura do Museu de Arte Moderna-RJ, onde atuou como assessor do arquiteto Affonso Eduardo Reidy no projeto das instalações e depois como professor de gravura em metal. Essa Oficina foi de grande importância para a formação de uma geração de artistas brasileiros e entre seus alunos temos o professor de gravura da UFPB, Hermano José.

Rossini Perez doou à UFPB, em 2014, uma coleção de 48 gravuras que fazem parte do acervo da Sala Hermano José, equipamento cultural ligado à Reitoria da Universidade, com curadoria da museóloga Marisa Rodrigues, responsável pela organização e administração dessa coleção.

Desde 2017 o acervo doado pelo artista é fonte de ações extensionistas. As obras contribuem com a formação dos estudantes da UFPB e enriquecem o patrimônio cultural da instituição. As obras foram objeto de exposição na Biblioteca Central UFPB em 2018, quando o público pode visitar por dois meses o acervo.

A PROEX agradece a contribuição de Rossini Perez e envia à família os sentimentos de pesar.