Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Projeto Cuidar-se oferta atendimentos on-line
conteúdo

Notícias

Projeto Cuidar-se oferta atendimentos on-line

publicado: 03/07/2020 19h01, última modificação: 03/07/2020 19h04

Extensão oferece Práticas Integrativas Complementares em Saúde 

O Projeto Cuidar-se, uma extensão vinculada à Coordenação de Educação  Popular (COEP), tem como objetivo implementar nos cuidados de saúde popular as Práticas Integrativas e Complementares (PICS), terapias baseadas em conhecimento tradicionais, como Acupuntura e Reike, por exemplo.

O coordenador da ação, o servidor técnico-administrativo Wyktor Meira, conta que  o Cuidar-se surgiu das práticas complementares de saúde que  terapeutas de diversas formações já realizam na UFPB. Aos poucos o grupo foi se articulando em uma rede e passou a oferecer as terapias de forma mais sistemática.

"O projeto é resultado da articulação de uma rede de coletivos articulados pela COEP em conjunto com a associação de terapeutas voluntários formada pela extensão, eles atuam de forma integrada interligando comunidade acadêmica à comunidade externa por meio de serviços terapêuticos.”

 Atuação durante a suspensão das atividades presenciais

Atualmente, as atividades presenciais do projeto estão suspensas, por conta do isolamento social causado pela pandemia do novo Coronavírus, mas a extensão continua oferecendo atendimentos pela internet.

Segundo Cida Porte, professora de Biodanza, os desafios são muitos e a adaptação das aulas tem sido um grande aprendizado. “Nossos encontros estão acontecendo quinzenalmente pelo aplicativo Zoom, estou procurando me reinventar e criando dinâmicas para colaborar com as pessoas que procuram cuidados através da Biodanza, buscando sempre fortalecer o meu vínculo com os alunos.”

Aula de biodanza pelo Zoom

Aula de biodanza pelo Zoom - Captura de tela cedida pela equipe (Julho de 2020)

Vitória Araújo, uma das beneficiárias do projeto, participa do Cuida-se desde o início das atividades e fala da experiência que vivência na ação.“A forma com que as terapias atuam no nosso subconsciente é muito bacana, especialmente quando a gente se abre para receber e observa com atenção os resultados.”

A procura pela extensão tem sido alta durante o período de quarentena, como relata a terapeuta Olívia Jubert, mediadora da prática de Thetahealing. Ela conta que percebeu um aumento significativo de pessoas interessadas na terapia. “As pessoas estão tomando cada vez mais consciência da importância de buscar atividades que auxiliem na promoção da sua saúde mental e o do seu bem-estar.”

Os atendimentos on-line estão sendo agendado diretamente com os terapeutas, seguindo uma ordem de contato e disponibilidade de horário. Quem tiver interesse em participar, pode realizar os agendamentos  acessando o https://linktr.ee/ProjetoCuidarse.

Outras informações, imagens do projeto e conteúdos sobre os atendimentos podem são publicados frequentemente na rede social do Cuidar-se (Instagram @projetocuidarse).

 

Reportagem de  Heloísa Holanda - bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX