Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > SisENEX, o aplicativo do Encontro de Extensão
conteúdo

Notícias

SisENEX, o aplicativo do Encontro de Extensão

Aplicativo de avaliação do ENEX chega à terceira atualização focado na comunicação entre o usuários

publicado: 20/07/2020 18h44, última modificação: 20/07/2020 19h17

Aplicativo de avaliação do ENEX chega à terceira atualização melhorando o acesso aos dados

O Encontro Unificado de Extensão (ENEX) é um evento realizado anualmente na UFPB com a proposta de suscitar diálogos sobre as atividades de extensão. Até 2018, para avaliar os projetos, os servidores docentes e técnico-administrativos utilizavam formulários e o processo de consolidação dos dados de mais de 800 ações era realizado manualmente. Com a adoção do Sistema de Avaliação do Enex (SisEnex), o processo tornou-se mais rápido e simples.

O aplicativo SisEnex foi desenvolvido por discentes dos cursos de Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Matemática Computacional, no Laboratório Piloto de Desenvolvimento de Sistemas (LABES) da UFPB, sob a coordenação da docente Danielle Roussy. Em 2018, a primeira experiência de uso do dispositivo foi  durante o ENEX dos campi II e III, realizado em Bananeiras.

A partir do uso e da realização de ajustes para a edição seguinte, o aplicativo passou a permitir o download para sistemas Android e IOS, além de ter adotado uma interface mais prática para os usuários (avaliadores e monitores de sala). Desse modo, o aplicativo SisEnex veio suprir, sobretudo, as demandas de dinamizar as tertúlias, modalidade de apresentação oral do ENEX, e garantir agilidade na realização da avaliação das propostas.

Através do aplicativo as notas atribuídas aos projetos de extensão são computadas em poucos minutos após o fim das tertúlias. Como resume Marçonília Arnoud, gestora da Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC), “o aplicativo garantiu velocidade na apuração, sigilo na atribuição de notas, economia de papel e tinta e também de tempo”. Antes do app, o processo de avaliação demorava em torno de um mês e agora já acontece logo após o encerramento do evento. Tela do aplicativo_Captura

Ao chegar à terceira edição, o SisEnex tem como objetivo oferecer acesso mais preciso aos dados gerado nas avaliações. Essas informações são importantes no processo de gestão da COPAC/PROEX. De acordo com a coordenadora do projeto, o objetivo é proporcionar “um conjunto de informações e relatórios que permitam a melhor visualização de dados em relação aos projetos de extensão avaliados durante o ENEX”.

Com isso, as notas ficariam disponíveis segundo cada critério de avaliação e permitiria o acesso a dados mais criteriosos. Além disso, a nova edição busca melhorias de comunicação entre os monitores de sala e os organizadores do evento, através da aba “report” no próprio dispositivo.

Com a suspensão das atividades presenciais em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a equipe do SisEnex também está trabalhando em possibilidades para a realização do ENEX de forma remota. A proposta ainda está em fase de desenvolvimento, mas a expectativa da COPAC é utilizar o aplicativo para disponibilizar um roteiro de avaliações para o encontro.

Danielle Roussy destaca a dificuldade de realização do projeto de maneira remota, em virtude das limitações de recursos e da ausência de reuniões presenciais, que desafiam a integração da nova equipe de discentes. Ainda assim, a equipe está melhorando a ferramenta, tendo como motivação contribuir para a realização do ENEX, ainda que de maneira on-line.

Muito mais do que a realização do evento, a experiência de criação e aperfeiçoamento do aplicativo tem agregado conhecimento para a equipe do projeto. “Eu vivo a experiência de desenvolvimento de software real, colocando em prática conhecimentos adquiridos no curso”, conta Dayane Felix, estudante de Ciência da Computação, que está no projeto desde o início. “Hoje, posso dizer que [nós, extensionistas] somos profissionais muito mais experientes devido à extensão”.

 Para saber mais sobre o uso e aplicabilidade do software, confira: http://www.prac.ufpb.br/prac/contents/em-destaque/programacao-do-enex-2019/ManualdeUso2019_Monitor_Revisado.pdf.

 


 Reportagem de  Ana Lívia Macedo da Costa (Bolsista PROEX 2020). Editado por Comunicação PROEX