Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Páginas de apoio - Notícias > Edital PROEX Nº 13/2020 XXI Encontro de Extensão - Notícia na íntegra

Edital PROEX Nº 13/2020 XXI Encontro de Extensão - Notícia na íntegra

por PRAC/Comunicação publicado 01/10/2020 12h29, última modificação 01/10/2020 12h29

Edital PROEX Nº 13/2020 - XXI ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) 2020.Conforme relata a coordenadora da COPAC, Marçonília Arnoud, a construção do XXI ENEX é resultado de um amplo diálogo com a comunidade extensionista. Desde junho, assessores de extensão dos 16 Centros de Ensino da UFPB, a equipe da COPAC e das demais coordenações da PROEX atuam articulados para definir sobre a realização do evento.

Foram realizadas inúmeras reuniões com os Membros do Comitê Assessor de Extensão, com professores e professoras, discentes bolsistas e voluntários de diversos Centros Ensino da UFPB, onde os diálogos confluíram para realização de um evento simplificado, sendo obrigatório apenas o envio de um resumo por projeto, as demais participações sendo facultativas. Ainda sendo possível ao coordenador do projeto, caso necessite, justificar sua ausência.

Encontro de Extensão e a pandemia a de COVID-19

Segundo a Coordenadora, a realização do ENEX, mesmo de forma remota, é importante para a comunidade universitária, pois o evento será uma oportunidade para compartilhar as diversas experiências de extensão vivenciadas durante a pandemia de COVID-19, sobretudo o fortalecimento das equipes para o enfrentamento às dificuldades impostas pelas regras de isolamento social, significando um benefício para comunidade acadêmica e uma grande contribuição para sociedade, haja vista o processo de democratização do conhecimento marcado pelas interações no âmbito das redes sociais, significando, neste contexto de pandemia, uma quebra de paradigma para extensão universitária.

As apresentações dos projetos ocorrerão em salas virtuais abertas no Google Meet, em formato análogo as tertúlias, sendo excepcionalmente neste ano de 2020 chamadas de e-tertúlias. Para este ambiente, a COPAC/PROEX convoca a comunidade extensionista (docentes e técnico-administrativos) a se inscrever como Equipe Organizadora, nas funções de avaliador (de vídeo e/ou e-tertúlias), mediador de sala e os discentes, voluntários e Bolsistas das Assessorias(obrigatoriamente), na função  Assistente de sala.

Para conhecer em detalhes as etapas de realização do XXI ENEX, bem como os procedimentos específicos para estudantes e demais membros da equipe organizadora, consulte o Edital PROEX Nº 13/2020 - XXI ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) 2020.

Além do edital, a equipe organizadora do ENEX elaborou um Manual para gravação de vídeos, que dispõe sobre aspectos técnicos e metodológicos para o registro em vídeo das experiências de extensão. Tal conteúdo é voltado para os projetos que optarem por apresentar o resumo na modalidade assíncrona, enviando vídeo de até cinco minutos.

Para ampla divulgação das etapas e procedimentos requeridos para realização do XXI ENEX, a PROEX realizará uma Live dia 22 do corrente mês (próxima terça feira), às 19h00 no canal do Youtube Portal da PROEX.

Aguardamos toda comunidade acadêmica e membros da sociedade!