Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Páginas de apoio - Notícias > EFOPLI: Saber Conectado

EFOPLI: Saber Conectado

por PRAC/Comunicação publicado 15/06/2020 18h10, última modificação 15/06/2020 18h42

O EFOPLI também tem o intuito de proporcionar novas habilidades para os docentes. Esse é o caso do projeto Saber Conectado: Promovendo o Letramento Digital do Professor de Língua Inglesa, coordenado por Ana Carolina Bastos e Thiago Costa. Conforme explica a equipe coordenadora, o objetivo deste projeto é aprimorar e desenvolver metodologias para incorporar ferramentas digitais que proporcionam “um ensino de inglês significativo, atrativo e eficaz”.

O projeto realiza oficinas para capacitar os voluntários da equipe no uso de ferramentas digitais de design gráfico, de captação de registros em vídeos e de criação de legendas para estes. São estes voluntários que, sob a orientação da equipe coordenadora,  oferecem atendimento individualizado e coletivo para que os professores possam desenvolver projetos com seus alunos utilizando as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação.

Foto 2_Saber Conectado_Workshop ministrado pela professora Erica V. Johnston (Temple University-USA) durante o V EPPI_foto de Pedro Caldas(1)

Saber Conectado: Workshop ministrado pela professora Erica V. Johnston (Temple University-USA) durante o V Encontro Paraibano de Professores de Inglês I Foto: Pedro Caldas

Ana Carolina também relata a dificuldade de acesso dos próprios professores aos recursos tecnológicos. Como o projeto atende professores tanto da rede pública como da rede privada e de diversas cidades do interior da Paraíba, o público é amplo e de diferentes níveis de letramento digital. “Diante desse contexto, o projeto oferece atividades bastante diversificadas, para contemplar as diferentes necessidades. Aqueles professores que precisam de um acompanhamento mais específico são atendidos pela equipe”, explica.

O uso das redes sociais tem sido essencial para a realização do projeto. O “Saber Conectado” continua a disponibilizar conteúdos educativos através das plataformas digitais (Instagram e Facebook), sobretudo atentos ao momento de readequar o ensino ao período de distanciamento social. Outras iniciativas que tendem a prosseguir são uma série de vídeos tutoriais no Canal EFOPLI no YouTube e entrevistas quinzenais no podcast EFOPLI Connects.