Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 11ª Edição > Noticias > 3 noticias > Aplicativo SISENEX no Encontro de Extensão dos Campi II e III

Aplicativo SISENEX no Encontro de Extensão dos Campi II e III

publicado: 21/11/2018 19h54, última modificação: 21/11/2018 20h18

O Encontro de Extensão da UFPB (ENEX 2018) chega ao seu último momento na próxima quinta (08), nos Campi II e III. O evento será realizado na cidade de Bananeiras e reunirá ações das oito áreas temáticas da extensão.

As tertúlias, modalidade de apresentação dos trabalhos no ENEX, seguirão a dinâmica dos anos anteriores, na qual os estudantes, reunidos em grupos com em média cinco projeto, realizam exposições orais sobre os trabalhos desenvolvidos na extensão. Em cada tertúlia há uma comissão de avaliadores, eles são responsáveis por sistematizar as exposições dos estudantes em relatórios que são utilizados pela Coordenação de Programas de Ação Comunitária para avaliar, segundo indicadores da extensão, a eficiência de cada ação.  A novidade do ENEX 2018 nessa última etapa será o modo de registro das avaliações.

Nas demais etapas e anos do Encontro de Extensão, o registro era feito em formulários que depois precisavam ser tabulados manualmente. Agora esse processamento será facilitado pelo SISENEX, um aplicativo desenvolvido por alunos da graduação em Ciências da Computação e Engenharia de Computação, coordenados pela docente Danielle Roussy.

O SISENEX tornará o procedimento de avaliação mais rápido no momento das tertúlias e facilitará o processamento de dados da extensão. A expectativa era utilizar o aplicativo durante as demais etapas do ENEX 2018, no entanto, os prazos do calendário acadêmico forçaram a realização do encontro em datas anteriores à conclusão do desenvolvimento do aplicativo.

Como todas as ferramentas tecnológicas, o SISENEX passou por fase de testes e aprimoramentos e agora será utilizado no ENEX 2018 nos Campi II e III. Já foram realizados dois treinamentos com a equipe de avaliadores, que de modo geral não tiveram dificuldades em operar o aplicativo, uma vez que a interface do SISENEX é similar a de outros aplicativos rotineiramente utilizados na atualidade.

O Aplicativo está disponível para a plataforma Android e pode ser baixado gratuitamente na loja online. Para entrar no aplicativo é preciso estar cadastrado como avaliador do ENEX no SIGeventos. A equipe de Extensão organizadora do ENEX nos Campi II e III criou um tutorial com os passos para a navegação no SISENEX.