Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 5 Edição > Noticias > 3 noticias > Biblioteca da Extensão - Biblioext
conteúdo

Notícias

Biblioteca da Extensão - Biblioext

publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 23/04/2018 10h54

PRAC doa acervo de extensão para Biblioteca Central


Localizada anteriormente no prédio da Reitoria, a BIBLIOEXT (Biblioteca de Extensão) passou a funcionar na Biblioteca Central da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, em setembro de 2017. Nela são encontrados diversos títulos, um importante acervo de referências em Extensão Universitária.  

Durante muito tempo esse acervo de documentos e livros, registros de 60 anos de extensão, esteve guardado sem as condições adequadas de conservação. Em 2011, com o trabalho de recuperação e catalogação dos arquivos, realizado por João Batista Veras (servidor técnico-administrativo da PRAC), com o apoio do Pró-reitor Orlando Villar, a BIBLIOEXT foi revitalizada.   

Em 2014, junto com os estudantes bolsistas de Arquivologia e Biblioteconomia, Veras realizou a limpeza e organização do acervo. “Garimpando, lentamente, fomos separando todo o material. Pode parecer que é trabalho feito em um dia ou dois, mas foi quase um ano. Quando conseguimos separar documentos de livros, de fato renasceu a BIBLIOEXT”, diz João. 

Após organizado, o acervo foi catalogado e cadastrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA. Como na Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários não era possível organizar uma rotina de acesso às obras, o Pró-reitor Orlando Vilar articulou para que o acervo ficasse na Biblioteca Central, onde está disponível para consulta e empréstimo.