Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 5 Edição > Noticias > 6 noticias > Aviário-Escola

Aviário-Escola

Geração de renda e economia solidária
publicado: 28/03/2018 19h03, última modificação: 23/04/2018 10h54

Geração de renda e economia solidária

O projeto de extensão ‘Implantação de um Aviário-Escola de galinhas caipiras de postura’ presta assistência a um grupo de agricultores do assentamento rural Vanderley Caixe, em Pedras de Fogo, PB. Coordenado pelo professor Genyson Evangelista, docente do Departamento de Gestão e Tecnologia Agroindustrial, do CCHSA, Campus III da UFPB, o Aviário-Escola é uma adaptação das antigas instalações da primeira etapa do projeto, em 2016, que cuidava da criação de galinhas e da produção de carne para a comercialização.

Satisfeitos com os resultados positivos da primeira etapa, os beneficiados pediram que a extensão continuasse. Assim, o Aviário-Escola foi criado para colaborar na capacitação dos assentados, que resolveram se dedicar à criação de galinhas caipiras para a produção de ovos.

Nessa segunda etapa, o projeto desenvolve atividades de qualificação, como cursos, palestras e oficinas com o objetivo de difundir a avicultura alternativa no assentamento. Segundo Genyson, o Aviário-Escola é uma unidade de produção agropecuária, e será também um setor de educação tecnológica, uma espécie de miniescola técnica. “Vamos desenvolver atividades de capacitação, com uma metodologia de imersão (...). Além disso, a gente reserva três dias para oferecer um curso sobre avicultura”, afirma o coordenador.

Parte das famílias do assentamento tem sua criação de galinhas geralmente usada para o consumo próprio. O coordenador ressalta que, com o Aviário, essas famílias terão atividades que podem incrementar sua renda. “A nossa função é levar para lá uma criação profissionalizada e conduzida com conhecimentos técnicos”, complementa Genyson.

Por determinação dos assentados, as ações do projeto são norteadas pela Economia Solidária, onde as decisões são tomadas coletivamente. A agroecologia é outro princípio norteador: os assentados só trabalham com frangos caipiras orgânicos. As aves são alimentadas com ração livre de hormônios e produtos químicos, produzida pelos alunos do projeto, na fábrica de ração, no campus de Bananeiras.

Aviário Escola

Na produção de ração colabora Leomácio Ferreira, estudante de Agroecologia da UFPB e bolsista do projeto. Ele conta que o projeto oferece uma experiência que marca sua vida acadêmica. “A troca de conhecimentos é formidável e muito importante para concretar as experiências teóricas captadas em sala de aula”, acrescenta.

Erickson Kadoshe, voluntário do projeto e também estudante de Agroecologia da UFPB, abordou as instalações do Aviário: “Ele é construído a partir de materiais existentes na própria comunidade, como estacas e lonas. Em uma possível mudança de local, os produtores podem levá-la e implantar novamente em outra área”, revela.

Além da contribuição na fábrica de ração, Leomácio e Kadoshe auxiliam o coordenador no processo de planejamento, execução e avaliação do projeto junto à comunidade beneficiária.

A avicultura caipira produz alimentos mais saudáveis do que aqueles do agronegócio, que utiliza sistemas de produção de massa, que muitas vezes requer o uso de matérias-primas industrializadas, artificiais e/ou químicas.

Assim, o projeto estimula a população local a desenvolver a prática de uma atividade econômica que, embora já exista naquela comunidade, pode ser explorada de forma inovadora, garantindo-lhes segurança alimentar e uma renda para sua família, mediante a comercialização dos produtos avícolas.

Barra