Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 5 Edição > Noticias > 6 noticias > Educação

Ensinando crianças a administrar finanças pessoais
publicado: 28/03/2018 18h45, última modificação: 11/05/2018 15h41

Ensinando crianças a administrar finanças pessoais

Com o objetivo de formar crianças capazes de gerir equilibradamente as finanças pessoais, o professor do Departamento de Finanças e Contabilidade da UFPB, Wenner Lucena, criou, em 2012, o projeto “Educação Financeira para toda a vida”. O projeto surgiu da necessidade, observada por Wenner, de ensinar às crianças um modo adequado de lidar com recursos financeiros.

A principal atividade do projeto ocorre na Escola da Educação Básica da UFPB (Campus I). São aulas voltadas para crianças de 6 a 11 anos e têm como objetivo transmitir noções de planejamento financeiro. “Escolhemos trabalhar com crianças, pois consideramos que elas trarão mais frutos para a sociedade”, explicou Wenner.

A coordenadora geral da escola, Marlucia Cabral, revelou que o projeto é apreciado até pelos pais dos alunos, que observam nos filhos mudanças no modo de pensar sobre finanças. Já Claudia Bernardes, coordenadora pedagógica da Escola de Educação Básica, contou que as aulas têm despertado o interesse dos alunos pela Matemática.

Educação Financeira- EquipeUma parte da equipe do projeto é responsável pela produção de conteúdo das aulas, que acontecem semanalmente às quintas-feiras. O grupo observa quais são as maiores necessidades financeiras do dia-a-dia e trabalha isto nas aulas. Além da atuação na escola, a equipe do projeto realiza pesquisa mensal em 15 supermercados da capital, coletando os valores de 360 produtos. Os dados dessa coleta são disponibilizados em uma planilha para que a população possa decidir onde realizar suas compras com mais economia. A planilha é divulgada na página do projeto no BLOG

O projeto realizou a 1ª Olímpiada Paraibana de Economia Financeira em escolas públicas e particulares. A primeira etapa ocorreu nas próprias escolas, em agosto de 2017, e a segunda, etapa ocorreu na UFPB, no mês de setembro. Participaram da Olímpiada 1.500 alunos do 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, de aproximadamente 20 escolas do Estado.

LogoOPEF

Cerca de 480 crianças passaram na primeira fase das olímpiadas. Uma delas foi um aluno do 4º ano da escola de educação básica, que tem acompanhado as aulas desde o início do projeto. Ele revela que as orientações financeiras têm impactado o seu aprendizado: “As aulas ensinam sobre como gastar o nosso dinheiro, porque temos que economizar, se não, não vai ter nada depois”.

Em 2017, a equipe do projeto ofereceu cursos dentro da UFPB e firmou parcerias com empresas para expandir o conhecimento sobre educação financeira na sociedade. Por fim, uma equipe de voluntários do projeto está desenvolvendo um aplicativo para possibilitar que o público acesse, pelo celular, os dados das pesquisas realizadas nos supermercados.

Isadora Cristina Ferreira, bolsista do projeto, faz parte do grupo que atua na Escola de Educação Básica. A estudante afirmou que sua experiência no projeto já rendeu uma pesquisa sobre educação financeira para o curso. “Além de contribuir para minha vida pessoal, por permitir que eu tenha contato com crianças, o projeto tem contribuído também na parte acadêmica, já que estou tendo a oportunidade de conhecer outros professores e novas experiências”, completou Isadora.

Além de atingir crianças, contribuindo assim para disseminação dos conceitos de educação financeira, o projeto impacta ainda outros públicos, tanto com o desenvolvimento de cursos quanto com publicação das planilhas que ajudam a população na escolha do local mais barato para comprar. Assim, o projeto colabora com a população ao proporcionar alguns mecanismos para o gerenciamento eficaz das finanças pessoais.

* Reportagem de Joanderson Almeida - Bolsista PRAC (2017)

Barra