Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 5 Edição > Noticias > 6 noticias > Rubacão Jazz
conteúdo

Notícias

Rubacão Jazz

Big Band de Música e economia criativa
publicado: 28/03/2018 18h52, última modificação: 03/05/2018 14h11

 

Big Band Rubacão Jazz - Música e economia criativa


Criada em 2013, a Big Band Rubacão Jazz surgiu como laboratório para experimentar ritmos do Brasil e do mundo. Coordenado pelo professor Alexandre Magno, o projeto é vinculado ao Departamento de Música, no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), da UFPB.

O grupo, que hoje é composto por 22 integrantes, segue o estilo Big Band Americana, com trompetes, trombones, saxofones, piano, baixo, guitarra, bateria e percussão. Além de atuar como laboratório musical para estudantes, o projeto possui outros objetivos, entre eles formar plateia e trabalhar a economia criativa.

Para formação de plateia, trabalha-se com a produção de conteúdo para as redes sociais do projeto. Conjuntamente, utiliza-se o capital intelectual e cultural do grupo para gerar recursos. “Estamos aprendendo como ‘vender’ o grupo, criando web pages e produtos (CDS, camisas etc.)”, explica Alexandre. Por meio dessas ferramentas, o projeto incentiva a participação do público nos shows e desenvolve o espírito empreendedor nos membros da equipe. 

Alexandre Magno é Bacharel em Trombone Baixo, pela Universidade Federal da Paraíba, e já estudou nos EUA. Ao longo dos anos, adquiriu vasta experiência em big bands. Segundo ele, o nome “Rubacão Jazz” foi pensado para dar ao nome do grupo um elemento local de identidade. 
Divulgação Rubacão Jazz - 2

O guitarrista Alex Xavier, aluno do curso de Música e bolsista do Projeto, afirma que participar da banda de jazz é importante por causa do caráter erudito do curso de Música na UFPB. Alex, que está há dois anos no projeto, fala também sobre os impactos da banda em sua vida. “O grupo vem me fazendo crescer muito, tanto em questão musical, face à liberdade que temos aqui, como na administração, já que faço parte do grupo que cuida da infraestrutura do grupo”.

David Martins, aluno de Música na UFPB e contrabaixista bolsista do projeto, revela que uma das marcas do projeto é a autonomia que os integrantes têm dentro do grupo. “O Alexandre é nosso maestro, mas nós, além de músicos, somos também nossos líderes. Aqui somos livres para tocar o que e quando queremos”.

Igor de Tarso, saxofonista licenciado em música na UFPB, está no projeto desde sua criação. Ele entrou na Rubacão no início do curso e hoje, depois de formado, ainda faz parte do quadro de músicos da banda. Ele conta que a sua vivência na banda foi fundamental no crescimento do seu nível técnico como músico: “Entrei na Rubacão para ganhar mais contato com o ambiente musical popular, mas, além disso, tem me ensinado a conviver em grupo, a refletir em conjunto, acolher e discutir propostas”.

Além de docentes, alunos e ex-alunos da UFPB, o projeto também conta com um técnico-administrativo. Vasconcelos Junior, trompetista e servidor da UFPB, participa da banda desde março de 2017. “Conheço o Alexandre há anos, antes mesmo da Rubacão. Assim que entrei na Universidade ele fez o convite e eu aceitei imediatamente, pois sabia que aqui encontraria um projeto que segue a linha popular com muito Jazz e improviso, que é no que mais me encaixo”. 

Divulgação Rubacão Jazz - 3

A mais nova integrante da big band, Deilde Santos, entrou há 8 meses no projeto e atua como percussionista. A estudante sequencial em Música relata que escolheu a Rubacão tendo em vista o resgate cultural local que faz parte do projeto: “Acompanho a banda há algum tempo e me chamou atenção o repertório da banda, que trabalha muitos arranjos de maestros da nossa cidade. Vejo isso como uma forma de a banda homenagear os compositores e os arranjadores nordestinos”. 

Durante os quatro anos de existência, o grupo já tocou em outros estados e recebeu convites para se apresentar nos EUA. Em 2017, o grupo se apresentou pela 3º vez no Festival Douradense de Música, no Mato Grosso do Sul, levando assim o nome da UFPB para fora do Estado, e realizou muitas apresentações; a previsão é que elas continuem aumentando. 

A Big Band Rubacão Jazz está levando, através de suas apresentações, a música produzida pela Extensão da UFPB, que garante para um amplo público espetáculos de qualidade.

 

Página no FacebookCanal do Youtube

  _____________________

* Reportagem de Joanderson Almeida - Bolsista da PRAC (2017) 


Barra