Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 6 Edição > Noticias > 3 noticias > Núcleos - NTU

Núcleos - NTU

publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 27/04/2018 18h31

Polo de Cultura no Centro da cidade

Criado em 1979, o Núcleo de Teatro Universitário (NTU) é um empreendimento cultural que vai além da prestação de serviços, pois ele serve à comunidade das proximidades e à comunidade acadêmica como polo disseminador de cultura.

Ligado à Pró-Reitoria de Extensão para Assuntos Comunitários(PRAC) e Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), foi reformado em 2017 e atualmente tem ambientação climatizada e adequada para receber os artistas, estudantes e o público em geral.

O NTU é composto pelo Teatro Lima Penante, a Pousada Nautília Mendonça, a Biblioteca Ângelo Nunes e as salas de ensaio (disponibilizadas aos grupos de teatro e disciplinas do curso de bacharelado de teatro UFPB).

A Pousada, que recebe o nome da artista paraibana Nautília Mendonça, serve como alojamento para artistas e estudantes que estão em trânsito realizando pesquisas de campo e/ou reciclagem artística.

Já a biblioteca homenageia um dos principais símbolos criadores das artes cênicas na Paraíba, o professor e ator Ângelo Nunes. O acervo tem aproximadamente 2.261 itens entre livros, textos de teatro e revistas. Possui ainda diversos documentos (fotografias, recortes de jornais, banners de divulgação de peças teatrais) que ajudam a preservar a memória do teatro paraibano.

O Teatro Lima Penante surgiu a partir do antigo Departamento de Teatro Universitário e teve como um dos grandes colaboradores para a sua criação o ator e docente Fernando Teixeira. Nele são realizados diversos espetáculos artísticos.

PousadaBiblioteca.NTU

Frequentador do espaço para ensaios, Aldo de Souza, (ator, diretor, relações públicas e jornalista) ressalta a importância do NTU: “O espaço que o NTU proporciona é de grande importância no desenvolvimento comunitário, abrindo oportunidades artísticas na área onde está inserido, ajudando os grupos de comunidade, como o ART ’VIDA do santuário de Nossa Senhora da Conceição. O NTU sempre esteve de portas abertas para a comunidade”.

Para Luciana Rezende, atriz, espaços como esse são sinônimos de valorização da cultura. “É a valorização dos artistas locais (...). Espaços assim deveriam existir em vários pontos da cidade”, diz a artista.    Com uma programação repleta de atividades, é grande o movimento no NTU durante o ano inteiro. O administrador do Núcleo, o ator e diretor Edilson Alves, citou algumas das atividades realizadas somente no segundo semestre de 2017: Made In Lima; Mostra Integrada de Artes; Mostra Universitária; Mostra de Teatro Infantil – Semana da Criança; Festival de Teatro, Dança e Circo do Estudante. Lembrou ainda que o NTU sedia todos os anos cursos de teatro nas férias para crianças e adolescentes.

Equipe do NTU

Coordenador - José  Everaldo  de Oliveira Vasconcelos

Administrador - Edilson Alves da Silva

Mônica Maçedo – Coord. Setor de Documentação e Estudos

Sanzia Marcia – Coord. do Laboratório de Figurinos

Ligia Cristina - Secretária

Fabíola  Ataíde: Produtora  Cultural

Mauricio Germano - Coordenador do Balé Popular

Alexandre  Magno - Técnico do Teatro Lima Penante

Júnior Espinola -  Técnico do Teatro Lima Penante

Keka Oliveira - Técnico do Teatro Lima Penante

Cacá Santa Cruz - Técnico do Teatro Lima Penante

Marcos Vinicius - Técnico do Teatro Lima Penante

Leidjane Alcantara - Técnica do Teatro Lima Penante

Para maiores informações sobre aulas e acesso ao NTU, basta dirigir- se ao núcleo no endereço Avenida João Machado 67, centro de João Pessoa, ou pelo telefone: (83) 3221-5835.