Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 6 Edição > Noticias > 6 noticias > Programa PINAB

Programa PINAB

Alimentação saudável nas comunidades
publicado: 23/04/2018 10h54, última modificação: 04/05/2018 19h10

Buscando promover a educação alimentar e nutricional em comunidades da capital paraibana, surge em agosto de 2007, o programa de Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica em Saúde (PINAB). Desenvolvido pelo Departamento de Nutrição (Centro de Ciências da Saúde) em conjunto com o de Promoção da Saúde (Centro de Ciências Médicas), o projeto realiza ações de educação popular envolvendo estudantes de saúde e de outras áreas.

O programa foi idealizado e é coordenado pelo professor de Medicina Pedro Cruz, pela professora de Nutrição Ana Claudia Vasconcelos e pelo fisioterapeuta Bruno Botelho. O PINAB possui três projetos: Horta no Vila, Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, e Saúde na Comunidade.

O programa tem ações nas comunidades Boa Esperança, Jardim Itabaiana e Pedra Branca, no bairro do Cristo em João Pessoa. A professora Ana Cláudia Vasconcelos contou que o PINAB nasceu para completar a formação dos discentes que acompanhava: “Percebi que o espaço da sala de aula era limitado para desenvolver os processos voltados à promoção da saúde e queria levar para a extensão para ampliar”.

O projeto iniciou na Unidade de Saúde da Família (USF) - Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor, recém-inaugurada na época. No princípio, as ações do programa eram apenas na USF, depois alcançou outros espaços do bairro. “Aos poucos fomos criando laços com lideranças e representantes da comunidade e a gente foi ampliando nosso raio de ação”, ressalta Ana Cláudia.

As atividades do programa são criadas de acordo com a realidade e as demandas da própria comunidade, assim, podem variar a cada semestre letivo.

O Horta no Vila, coordenado pelo fisioterapeuta Bruno Botelho, é composto por uma horta construída junto à comunidade e profissionais de saúde dentro da USF Vila Saúde. O cultivo é focado na fitoterapia, com plantas medicinais, mas, além disso, também são plantadas hortaliças, frutas e verduras. “Incentivamos o plantio de hortas nas casas e nos colocamos à disposição de ir até a residência de algum morador que esteja interessado em concretizar o projeto”, conta Joel Pereira, estudante de Letras Clássicas/UFPB e voluntário do projeto.

O outro projeto é o Fórum de Segurança Alimentar e Nutricional, coordenado pela professora Ana Cláudia Vasconcelos, que consiste em um espaço voltado para articulação e difusão das ações e dos equipamentos sociais existentes no território de atuação do PINAB. As reuniões deste programa são realizadas mensalmente e a participação é voluntária.

Já o projeto 'Saúde na Comunidade', que promove visitas de extensionistas de medicina da UFPB às comunidades, é coordenado pelo professor Pedro Cruz. As atividades são feitas todas as quartas-feiras na Associação de Moradores de Boa Esperança e conta com a participação das mulheres da comunidade e dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde Vila Saúde.

O PINAB já trabalhou com diversos públicos (gestantes, hipertensos, caminhada, mulheres da comunidade e beneficiários do Programa Bolsa Família). Sua atuação foi mudando ao longo dos 10 anos de existência.

O programa resultou em trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, como por exemplo a dissertação de mestrado do fisioterapeuta Bruno Botelho e a tese de doutorado professor Pedro Cruz. Além de um livro, lançado em 2014, que compartilha as experiências vividas no programa. “O projeto é como um desvendamento de novas formas de se fazer saúde e de se relacionar com pessoas e o meio onde elas estão inseridas”, diz Eurípedes Targino, bolsista do projeto e estudante de Farmácia/UFPB.

O PINAB busca com suas ações combater as desigualdades que estão presentes em nossa sociedade, para colaborar com a emancipação social das comunidades. O PINAB se consolida com uma ação extensionista que proporciona à população conhecimentos que podem transformar o modo como a sociedade se relaciona com a alimentação e com o sistema de saúde.

* Reportagem de Carolina Jurado - Bolsista PRAC (2017)