Você está aqui: Página Inicial > Extra Muros > Contents > 7ª Edição > Noticias > 6 noticias > Curta-Lapsus

Curta-Lapsus

Discutindo subjetividade e segurança sública
publicado: 16/05/2018 19h47, última modificação: 28/05/2018 16h42

Extensão e Pesquisa em Subjetividade e Segurança Pública

Expandir a Pesquisa e a Extensão universitária sobre a política criminal e do sistema prisional é a finalidade do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública (LAPSUS). Vinculado ao Departamento de Ciências Jurídicas na Unidade de Santa Rita-PB UFPB, o Laboratório realiza os encontros com os integrantes no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) em João Pessoa. O Laboratório é coordenado por são Nelson Gomes, professor do Departamento de Ciências Jurídicas.

O LAPSUS surgiu em 2010 como um grupo de estudos, no entanto, com o decorrer do tempo passou a desenvolver pesquisa e extensão. Ele realiza ações com o fim de proporcionar reflexão sobre as violações de direitos sofridas por detentos e familiares. “Quando estamos de fora vemos e falamos uma coisa, mas quando começamos a analisar, refletir e participar das atividades relacionadas ao sistema prisional percebemos que é bem diferente. Deixamos de julgar os presos e as famílias deles para auxiliá-los”, relatou a bolsista do Laboratório e estudante do quinto período de Direito, Maria Gabriela.

O LAPSUS desenvolve dois projetos na área da pesquisa. O primeiro, que aborda a Ressocialização Prisional, é vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O coordenador Nelson Gomes disse que nesse primeiro projeto tentam compreender a importância da educação, do trabalho e do tratamento dentro dessa temática. A segunda pesquisa tem como intuito trabalhar com presídios que possuem ala LGBT. A equipe do Laboratório faz visitas no presídio de Cajazeiras para entender quais são as condições do encarceramento nessa ala específica.

Já no campo da Extensão o Laboratório realiza visitas semanais aos presídios da região metropolitana de João Pessoa. Nessas visitas são distribuídos materiais informativos e mantidas conversas com presos e familiares. O intuito é realizar atividades que abordam as temáticas: acesso à justiça, saúde, questões de gênero, violações de direitos humanos entre outros.

Outra tarefa ligada à Extensão é o projeto Curta LAPSUS, que discute a temática dos Direitos Humanos através de curtas-metragens. A equipe do LAPSUS difunde o material audiovisual produzido nas cidades atendidas pelo projeto (João Pessoa, Santa Rita, Mamanguape, Rio Tinto e também Campina Grande) em emissoras de TV e rádio, websites, páginas no Facebook e exibições na UFPB. “Com o Curta Lapsus a população tem mais acesso à informação sobre os Direitos Humanos e as violações”, disse o bolsista de Comunicação em Mídias Digitais da UFPB, Rodolfo Marques.

Uma dessas exibições foi realizada em novembro de 2017, quando o curta com o tema Violência Contra Mulheres Lésbicas foi apresentado na Sala Multimídia do CCJ. A estudante do curso de Direito e integrante do Grupo Marias, Ingrid Santos, participou do evento e comentou sobre a relevância do LAPSUS e do tema abordado. “A gente vem em uma onda conservadora muito forte, esse debate é esquecido dentro da área do Direito [...] e o LAPSUS dá visibilidade a esses temas que não são discutidos” falou Ingrid.

Além dessas atividades, o Laboratório organiza seminários, debates, mesas redondas e expõe os curtas durante o período letivo da UFPB. Rebecka Tannuss, mestre em Psicologia e colaboradora externa, contou que a existência do Laboratório de Pesquisa e Extensão em Subjetividade e Segurança Pública é importante porque proporciona pesquisa, debate e encontro com a comunidade para colocar em prática o que é discutido nos encontros do Laboratório. “O projeto propõe ir na comunidade, fazer o possível para estar com essas pessoas [...] e tentar dar voz a elas para que a sociedade deixe de naturalizar essas violências e perceba essas pessoas como sujeitos de direitos” declarou Rebecka.