ÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA: COMPARTILHANDO SABERES
ISBN: 978-85-237-0873-3

XV ENEX

XV encontro de Extensão - 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS (PRAC)
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO (PRG)
II ENCONTRO UNIFICADO


TEMA
ÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA: COMPARTILHANDO SABERES

XV ENCONTRO DE EXTENSÃO (ENEX) – 2014
24 a 28 de novembro de 2014 (Campus I e IV)
03 a 05 de dezembro de 2014 (Campus II e III)

BERNARDINA SILVA DE CARVALHO

LINCOLN ELOI DE ARAUJO

JÚLIO CÉSAR DE MACÊDO

LUIS VICTOR PALHANO DE SÁ BRAGA

(Organizadores)

 

 

 

 

II ENCONTRO UNIFICADO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO

 

ANAIS

 

XV ENCONTRO DE EXTENSÃO

 

TEMA

 

 

ÉTICA E FORMAÇÃO HUMANA: COMPARTILHANDO SABERES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Editora da UFPB

João Pessoa

2014

 

 

 

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Reitora

Vice-Reitor

MARGARETH DE FÁTIMA FORMIGA MELO DINIZ

EDUARDO RAMALHO RABENHORST


Pró-Reitor de Assuntos  Comunitários – PRAC

 ORLANDO DE CAVALCANTI VILLAR FILHO



EDITORA DA UFPB

Diretora

Supervisão de Editoração

Supervisão de Produção

IZABEL FRANÇA DE LIMA

ALMIR CORREIA DE VASCONCELLOS JÚNIOR

JOSÉ AUGUSTO DOS SANTOS FILHO

 

 

E56       Encontro Unificado de Ensino Pesquisa e Extensão (2 : 2014 : João Pessoa-PB.).

   Anais do 2º Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão; 15º Encontro de Extensão e 16º Encontro de Iniciação à Docência: ética e formação humana: compartilhando saberes, de 24 de novembro a 05 de dezembro de 2014 [recurso eletrônico] / Organizadores: Bernardina Silva de Carvalho...[et al.].-  João Pessoa: Editora da UFPB, 2015.

                       1CD-ROM; 43/4 pol.; (202,3MB)

                         ISBN:      978-85-237-0873-3                 

      1. Ética. 2. Formação humana. 3. Saberes - compartilhamento. I. Carvalho, Bernardina Silva de.

                                                                                                                     CDU: 37     

 

 

Os artigos e suas revisões são de responsabilidade dos autores.

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APRESENTAÇÃO

O cenário epistemológico contemporâneo privilegia uma configuração diferente para a educação, contudo, sem um redimensionamento dos valores humanos na visão de complexidade, todos os esforços poderão ser inúteis. Convém afirmar que a vida é o encontro da diversidade do mundo e da busca de um sentido ético para a humanidade.

Essa configuração não se enquadra no argumento de Morin, quando mostra que os saberes tradicionais foram submetidos a um processo reducionista que acarretou a perda das noções de multiplicidade e diversidade. De forma que a simplificação está a serviço de uma falsa racionalidade, que nega as contradições existentes em todos os fenômenos e nas relações entre eles. 

Para religar esses saberes tradicionais, é preciso promover o encontro verdadeiro entre homem, sociedade e natureza como desafio do pensamento complexo sobre o conhecimento. Assim, o desafio da educação é socializar esse conhecimento como um bem planetário. 

Confirma-se, portanto, que é cada vez menos viável, à luz da Academia, prosseguir com essa atitude epistemológica de dividir, de fragmentar, para melhor observar e, então, entender parte ou partes de um problema para depois juntá-las. O paradigma da complexidade defende que o entendimento de uma realidade é sempre complexo; é um campo aberto para a integração dos conhecimentos e compartilhamento dos saberes.

A chave da compreensão da complexidade está nas relações da parte com o todo e do todo com as partes. Toda a realidade é formada pela interdependência entre as partes e as totalidades. 

Para recuperar a complexidade da vida nas ciências e nas atividades humanas, Morin (2000) recomenda um pensamento crítico sobre o próprio pensar e seus métodos, o que implica sempre voltar ao começo. Não se trata de círculo vicioso, mas de um procedimento em espiral, que amplia o conhecimento a cada retorno e, assim, coaduna- se com o fato de o ser humano ser sempre incompleto e a convicção de que a aprendizagem se dá ao longo da vida. Propõe uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos, solidários e éticos, aptos a enfrentarem os desafios da contemporaneidade. 

 Sob o ponto de vista de Morin (2000), uma educação que se configure planetária deve prescindir de modelos educativos tradicionais; promover a “reforma do pensamento”; religar saberes para construir conhecimentos pertinentes; fomentar o trabalho coletivo e solidário; respeitar as singularidades, dentro da diversidade, e ampliar o conhecimento para uma visão planetária da realidade homem-sociedade- natureza. 

O ser humano, consciente de que ele constrói a si mesmo e ao mundo, constitui- se o que Freire denominou de passagem da consciência ingênua para a consciência crítica. A partir dessa realidade, a educação assume, como missão, o compromisso de conscientização. Para isso, Freire aponta o diálogo amoroso como categoria central, pois é o diálogo que aproxima os seres humanos para a sua transformação e, consequentemente, a transformação dos processos sociais, nos quais a ética humana seja conteúdo substancioso e imprescindível à formação humana.  

Como meio de garantir a prática dialógica no fazer da extensão da UFPB, neste ano de 2014, os que fazem a Coordenação de Programas e Ação Comunitária, refletindo sobre o tema do II Encontro Unificado decide por uma nova modalidade de trabalho no XV ENEX, a saber: as Tertúlias que, na sua essência, garante a socialização e construção de novas aprendizagens através do diálogo entre os discentes participantes dos projetos e demais ações de extensão desenvolvidas em 2015. Esse encontro, sob a ótica de seu tema intensifica apontando objetos de estudos imbuídos da necessidade de conhecer mais de perto os processos de construção do conhecimento que fundamentam as ações concretas realizadas dentro e fora da Universidade. 

É com grande satisfação que apresentamos os Anais do XV ENEX cujos resumos estão organizados nas oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho. Para tanto, acreditamos na visibilidade e perenidade dos projetos acadêmicos de extensão desenvolvidos na UFPB.

 Bernardina Silva de Carvalho
Coordenadora da COPAC
Coordenadora do ENEX 2015


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