Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > INCUBES realiza formação sobre CADSOL e a Nova Lei da Economia Solidária
conteúdo

Notícias

INCUBES realiza formação sobre CADSOL e a Nova Lei da Economia Solidária

Projeto Feiras Solidárias promove oficina para empreendimentos da Zona da Mata, destacando a importância da solidariedade e da justiça social.
publicado: 29/04/2025 08h54, última modificação: 29/04/2025 09h14

Na manhã de sexta-feira, 11 de abril de 2025, os empreendimentos solidários apoiados pela Incubadora de Empreendimentos Solidários da Universidade Federal da Paraíba (INCUBES/UFPB) participaram de uma formação enriquecedora sobre o novo Cadastro Nacional da Economia Solidária (CADSOL) e a nova Lei Nacional de Economia Solidária (Lei nº 15.068/2024). O evento ocorreu na sala de reuniões da Secretaria dos Órgãos Deliberativos da Administração Superior (SODS), no prédio da Reitoria da UFPB, Campus I, em João Pessoa.

A formação contou com a presença de representantes do Fórum Estadual de Economia Solidária da Zona da Mata (FEES-ZM), grupos de empreendimentos econômicos solidários (ECOSOL) assessorados pela INCUBES, entidades de apoio, gestores públicos das esferas estadual e municipal, além de integrantes de incubadoras universitárias e organizações parceiras. Durante a atividade, os participantes receberam orientações práticas sobre o uso do novo CADSOL, uma plataforma do Governo Federal que organiza as informações dos empreendimentos solidários em nível nacional, por meio do sistema GOV.BR.

Em seguida, foi apresentada a nova Lei Nacional de Economia Solidária, com ênfase em seus impactos e nos desafios para a construção e consolidação de políticas públicas voltadas ao setor. O evento também incluiu uma reunião interna do Fórum Territorial da Zona da Mata, em que foram debatidas pautas locais, como os resultados da Conferência Estadual de ECOSOL; a participação no Festival Nordestino de Economia Solidária na cidade de Salvador (BA); e o edital da Secretaria de Desenvolvimento Humano da Paraíba voltado aos empreendimentos solidários.

A atividade foi considerada estratégica para promover a formalização dos empreendimentos da região e fortalecer a luta por políticas públicas que garantam direitos, financiamento e autonomia às iniciativas baseadas na solidariedade, autogestão e justiça social.

Essa formação não apenas destacou a importância do papel dos discentes como facilitadores nesse processo de aprendizado, mas também proporcionou uma oportunidade valiosa para que os estudantes aplicassem seus conhecimentos e se engajassem ativamente na promoção da Economia Solidária.

Juntos, estamos construindo um futuro mais justo e solidário!

Mais informações podem ser encontradas na Portaria do CADSOL, no Manual: https://acesso.mte.gov.br/data/files/8A7C816A4E788020014E78F36B5A3AC2/Manual%20do%20CADSOL%20-%20vers%C3%A3o%20jun%2015%20(2).pdf, onde está disponível um vídeo tutorial sobre como realizar o cadastro. 

Confira nossas ações de extensão: 

Instagram: @projetofeirassolidarias @nuplarufpb @projetoagees @extensaoecolanches @enlacespb @apoioaoforro