Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > COEX > NOVOS BOLSISTAS DA COEX VISITAM O NUPPO
conteúdo

Notícias

NOVOS BOLSISTAS DA COEX VISITAM O NUPPO

Na tarde do dia 18 de maio (quarta-feira), ocorreu uma visitação dos novos bolsistas da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) ao NUPPO (Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular).
publicado: 21/06/2016 11h44, última modificação: 22/06/2016 11h12

Por: Maria Clara Lima/Coex

Na tarde do dia 18 de maio (quarta-feira), ocorreu uma visitação dos novos bolsistas da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) ao NUPPO (Núcleo de Pesquisa e Documentação da Cultura Popular). Os bolsistas presentes foram Ana Carolina Jurado, Bruno Fonseca, José Almeida, Lara Oliveira, Maria Clara Lima, e Raiane Fernandes;como também do Pró-Reitor da PRAC, Orlando Villar; o Coordenador da COEX, Antonio Gualberto e o Arte-educador e Produtor Cultural da COEX , Dario Junior. A visita foi dirigida pela coordenadora do núcleo, Beliza Áurea.

Com uma exposição de cultura popular as salas e os corredores do NUPPO narram histórias para os visitantes. Fica claro na exposição que não é apenas a tecnologia que avança com o tempo, a forma de transmitir e vivenciar cultura, crença, e fé também; na sala do ex-voto nota-se essa evolução, os presentes que os fiéis oferecem aos seus santos de devoção como consagração, renovação ou agradecimento de uma promessa, antes eram feitos com madeira, gesso ou barro, hoje as fotos e as maquetes sofisticadas vão ganhando espaço.

Nesse mês de maio especificamente, o NUPPO reserva uma área para a exposição sobre o mês mariano, uma tradição da igreja católica, nela foram colocadas várias imagens de Nossa Senhora. Já nos corredores do núcleo ocorre a distribuição da coleção de mamulengos, cultura indígena e popular. Em outras salas são divulgadas peças de cerâmicas do artista Tota; exposições do cavalo-marinho, que é um folguedo folclórico; e acervos, principalmente ligados a culturas populares como cordéis, revistas, folhetos de propagandas de filmes antigos, manuscritos, gravações, entre outros. O acervo é composto por doações de igrejas, pessoas e funcionários.

O NUPPO possui exposições temáticas frequentes, e está aberto a visitações. Lembrando que para grupos grandes a visitação deverá ser marcada com antecedência.

Para mais informações:

Blog do NUPPO: http://nuppoufpb.blogspot.com.br/p/inicio_18.html

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100012188881277&fref=ts