Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > PRAC > Programa EFOPLI - Formação de docentes na extensão

Programa EFOPLI - Formação de docentes na extensão

publicado: 15/06/2020 18h24, última modificação: 30/06/2020 15h35

Extensão da UFPB colabora com a formação de professores de língua inglesa na Paraíba

Colaborar com a capacitação dos professores de língua inglesa é o desafio assumido pelos extensionistas do EFOPLI – Espaços para Formação do Professor de Língua Inglesa. Vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da UFPB, o programa engloba três projetos voltados para o aperfeiçoamento das habilidades de ensino dos docentes de inglês na Paraíba.

O EFOPLI teve início em 2014, após a realização de um curso para professores da rede regular de ensino, por iniciativa das docentes Mariana Pérez e Ana Carolina Bastos. A partir do curso, as docentes perceberam a necessidade de manter um espaço de diálogo com a Universidade para que as habilidades docentes de língua inglesa pudessem ser potencializadas.

A equipe do EFOPLI desenvolveu então três ações diferentes voltadas para professores em atividade no ensino regular e para discentes do curso de Letras – Inglês. Conectados em torno do programa, as ações atuam em diversas esferas, cada projeto possui um eixo de atuação.

No “Empoderamento Docente e (Inter)nacionalização” o objetivo é criar um espaço de valorização do docente através do enfrentamento aos desafios relatados por esses profissionais na rotina de ensino. O “Saber Conectado” busca proporcionar novas habilidades, sobretudo no âmbito digital. Já o projeto “Literatura Aplicada à Sala de Aula”, por sua vez, promove estratégias para uso da literatura como recurso didático para o ensino da língua estrangeira.

Foto 4_Foto final da matéria_TODOS os projetos_Evento em junho de 2019_Foto Pedro Caldas(1)

Extensionistas do EFOPLI em evento realizado em junho de 2019 I Foto: Pedro Caldas

Para Thiago Costa, o servidor da UFPB e extensionista atuando como coordenador adjunto do EFOPLI, esse é um programa que impacta na vida e na carreira dos professores. “Como toda a extensão, o objetivo é aproximar a Academia da comunidade, no caso, de professores de inglês, principalmente da rede pública de ensino.”

O programa também é importante para os discentes da UFPB, já que possibilita ainda na graduação, contato com a prática docente. Os extensionistas do projeto, sob orientação da equipe coordenadora,  atuam ministrando oficinas para os professores atendidos pelo projeto. Esse é o caso de Renato Nóbrega, estudante do curso de Letras – Inglês, um dos bolsistas do programa. “Eu acredito que o ponto-chave da minha caminhada no projeto é o meu crescimento enquanto profissional, no quanto eu aprendi sobre empatia e trabalho em equipe.  Além disso, o projeto me fez acreditar mais no potencial do ensino”.

Os três projetos têm atuado de maneira integrada, proporcionando uma prática extensionista expressiva ao programa. “A cooperação é um traço muito forte e constitutivo do EFOPLI, tudo sempre feito de forma voluntária e consequentemente com oferta gratuita para democratizar o acesso dos professores”, destaca a professora Ana Carolina.

Projetos do Programa EFOPLI

EMPODERAMENTO DOCENTE_V Encontro Paraibano de Professores de Inglês 2019_Imagem cedida pelo projeto

SABER CONECTADO_Imagem das redes sociais do projeto

LITERATURA APLICADA A SALA DE AULA_Oficina para estudantes 2019_Imagem cedida pelo projeto