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Informações sobre o V SENAPOP

por NUPLAR publicado 21/03/2025 12h01, última modificação 21/03/2025 12h48
O evento busca discutir os desafios contemporâneos para a afirmação da democracia, com foco nas iniciativas de Extensão Popular e sua relação com a Educação Popular.

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O seminário promoverá debates sobre práticas de resistência, inovações metodológicas e a importância da educação como ferramenta de transformação social. A programação se organiza em três eixos: Vivências, Teorias e Metodologias em Extensão Popular.

endo por objetivo propiciar a troca e o aprofundamento das discussões em torno dos desafios democráticos na atualidade brasileira e as contribuições da Extensão Popular para o seu enfrentamento, o V SENAPOP estrutura-se em torno de 3 eixos temáticos, a seguir apresentados:

Eixo 1 - Vivências em Extensão Popular e o desafio democrático: Através do relato de experiências, pretende-se trazer para este eixo de reflexões, práticas de Extensão Popular, desenvolvidas ou em curso, que se constituem em resistência e/ou construção de “inéditos viáveis” no sentido do fortalecimento da democracia, seja em seus aspectos estruturais ou culturais. Que experiências estão em curso? Quais são os sujeitos? Quais os principais enfrentamentos? Quais as conquistas? Quais as potencialidades? Os limites? As lições aprendidas?

Eixo 2 - Teorias em Extensão Popular e o desafio democrático: Através do relato de pesquisas, já desenvolvidas ou em curso, ou artigos de opinião, pretende-se trazer para este eixo, reflexões acerca do que as práticas de resistência e/ou construção de “inéditos viáveis” têm informado às teorias da Educação e da Extensão Popular. Há releituras necessárias nas teorias que nos sustentam? O que elas nos apontam?

Eixo 3 - Metodologias em Extensão Popular e o desafio democrático: Através do relato de pesquisas, já desenvolvidas ou em curso, ou artigos de opinião, pretende-se trazer para este eixo, reflexões acerca do que as práticas de resistência e/ou construção de “inéditos viáveis” têm informado às metodologias da Educação e da Extensão Popular. Há inovações ou releituras em relação às metodologias utilizadas? Quais? O que elas apontam?