Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > V SENAPOP - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Popular > Normas para submissão de trabalhos a serem apresentados no evento
conteúdo

Normas para submissão de trabalhos a serem apresentados no evento

por NUPLAR publicado 21/03/2025 12h01, última modificação 21/03/2025 12h57
Os trabalhos apresentados comporão os anais do evento

Banner Senapop Submissão de trabalhos

Para a submissão e apresentação dos trabalhos, é exigido o pagamento de inscrição, no mínimo, pelo(a) autor(a) principal. Os trabalhos deverão ser enviados em formato .doc ou .docx.

A comunidade em geral pode submeter trabalhos, e cada trabalho pode ser de autoria de até 6 (seis) pessoas. Cada proponente pode submeter até 02 trabalhos. 

Para esta chamada, serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades e formatos: 

a)  Na modalidade relato de experiência, serão aceitos trabalhos nos formatos resumo expandido (são textos que possuem no mínimo 5 e no máximo 7 laudas) e outras linguagens (na ocasião da submissão em outras linguagens, deve-se enviar um vídeo com duração de 3 a 7 minutos, com tamanho máximo de 50 Megabites, em formato .mp4, .mpg, .ogv, .mpeg, e um resumo simples de até 2 laudas);

b) Na modalidade relato de pesquisa, serão aceitos trabalhos no formato artigo completo (são textos que possuem no mínimo 10 e no máximo 15 laudas);

c) Na modalidade artigo de opinião, serão aceitos trabalhos apenas no formato artigo completo (são textos que possuem no mínimo 10 e no máximo 15 laudas).

 Considera-se:

Relato de experiência: a sistematização de experiências e vivências de Extensão Popular que apresentem reflexões críticas, problematizadoras e construtivas sobre a construção de ações fundamentadas na Educação Popular em diferentes ambientes.  Ou seja, é uma forma de comunicação de uma experiência em Extensão Popular com conteúdo passível de discussão, que contemple a contextualização da ação, os seus objetivos, percurso metodológico, resultados alcançados ou esperados, análise crítica e referências.

 Relato de pesquisa: pesquisas concluídas ou em andamento que abordem reflexões e argumentações teórico-práticas decorrentes do resultado ou aprendizado construído a partir da realização de investigações em diálogo com a Extensão Popular. Isto é, são textos que objetivam socializar o conhecimento produzido durante o processo de pesquisa, apresentando reflexões relevantes que possibilitem a problematização e fomentem a ressignificação e/ou a reconstrução de conhecimentos e o fortalecimento da pesquisa em Extensão Popular. 

 Artigo de opinião: texto argumentativo que visa abordar uma ideia, tema ou questão relevante e atual. Diferentemente de artigos acadêmicos ou jornalísticos, que prezam pela objetividade e imparcialidade, o artigo de opinião é subjetivo, refletindo o ponto de vista de seu/sua autor/a, que deve construir a argumentação tomando como base a exposição da ideia central (tese defendida), articulando experiências práticas e análise crítica do assunto, como forma de convencer ou informar o/a leitor/a sobre a perspectiva defendida. Assim, o objetivo de um artigo de opinião é contribuir para o debate de temas atuais ao fornecer dados, pensamentos e informações que estimulem a reflexão sobre questões em pauta na sociedade.

 Questões normativas dos manuscritos:

a) Resumo simples - Ver template

 b) Relato de experiência - Ver template

 c) Relato de pesquisa - Ver template

 d) Artigo de opinião - Ver template