História

da Paraiba
CIEA/PB

História

Criar uma Rede de Educação Ambiental na Paraíba foi uma decisão assumida em Brasília, em 1997, por ocasião da I Conferência Nacional de Educação Ambiental, quando quinze representantes de Instituições paraibanas atuantes na área ambiental, participavam do evento na qualidade de Delegados. Naquela oportunidade foram realizadas discussões no sentido de traçar estratégias de ação que envolvesse educadores, ambientalistas e instituições na construção da rede.

Iniciou-se então no Estado um intenso trabalho entre os representantes institucionais que constituindo o grupo Pró-REA/PB trabalhou no sentido de oficializar a REA/PB a partir da assinatura de um Acordo de Cooperação entre as Instituições, denominadas de Fundadoras. A REA/PB assumiu a missão de contribuir na disseminação de informações, a partir da socialização de conhecimentos e experiências entre os profissionais que atuam em Educação Ambiental, no âmbito das instituições governamentais, não governamentais e da sociedade civil organizada da Paraíba.

Ao longo dos 5 primeiros anos foi possível captar membros, facilitadores e outras instituições governamentais e não-governamentais para o quadro da REA/PB. Atualmente, percebe-se que o número de ONGs interessadas agregar-se vem crescendo proporcionalmente ao crescimento destas no Estado.